10/07/2012

Lojistas chineses e indianos aprendem a ter montras apelativas

In Jornal de Notícias (5/7/2012)

Por Nuno Miguel Ropio

«A Câmara de Lisboa quer acabar com a falta de gosto das vitrinas, com os produtos empilhados ou a falta de higiene nas lojas dos comerciantes chineses e indianos, na Mouraria, através de uma ação de formação. Tudo com o objetivo de captarem um novo tipo de clientela.

Os proprietários das lojas localizadas na Mouraria, em Lisboa, na sua maioria oriundos da China e Índia, irão ter formação nos próximos meses para saberem como apresentarem as suas montras, tornarem as suas lojas mais chamativas ou, simplesmente, aprenderem a falar português.

O plano foi revelado esta quinta-feira pelo coordenador do programa de requalificação da Mouraria, João Meneses, durante a apresentação de vários eventos que passarão a animar o Largo do Intendente, já partir de sexta-feira com um concerto de Boss Ac.

Segundo Menezes, a Escola de Comércio de Lisboa irá assegurar os conteúdos a serem ministrados dentro de dois meses.

"Em setembro abrem duas turmas de comerciantes. Uma para o comércio mais diurno. Outra de comércio mais noturno, ou seja, restaurantes e bares. Serão 40 formandos no total", disse, ao JN.

"Teremos de lhes dar formação de português. Além de aulas sobre vitrinas, 'layout' (configuração) de lojas, higiene e segurança, casas de banho, ou, mesmo, questões legais e fiscais", descreveu.

Como complemento à formação, a Câmara de Lisboa assegura ainda ajuda especializada aos comerciantes que queriam adaptar as suas lojas às exigências de outro tipo de clientela, que não aquela com que contam neste momento, acabando com o cenário de produtos empilhados em caixas.

"Se forem precisas alterações de carácter arquitetónico ou melhoria do 'layout' da loja teremos um gabinete de arquitetura local ('Artéria'), que é um parceiro neste trabalho de revitalização da Mouraria para estas pequenas intervenções", explicou João Menezes, dando um exemplo: "Imagine casas de banho que têm condições".

O plano incidira na Rua do Benformoso, onde a maioria dos lojistas não sabe falar português.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Até parece que todas as lojas TUGAS têm vitrinas de bom gosto.