18/07/2012

Largo da Achada.

Os residentes no Largo da Achada e os utentes da Casa da Achada foram surpreendidos dias atrás pelo abate da única e muita querida árvore existente nesse Largo:

Contrariamente ao que tinha sido informado pelas autoridades responsáveis pelas obras de recuperação em curso nesta zona da cidade histórica esta árvore foi abatida logo muito cedo pela manhã apanhando as pessoas desprevenidas e não lhes dando sequer tempo de reagirem. As pessoas sentem-se tristes e revoltadas com estes deploráveis procedimentos que se repetem vezes sem conta:

Parece que a CML irá plantar no lugar da árvore agora feita em postas mais uma laranjeira, mas não é a mesma coisa ter uma bela árvore com dezenas de anos e dando uma boa sombra ou uma pequena laranjeira.
Claro que a árvore foi abatida porque estava doente. Alguém duvida?

Nota: publicado a pedido de utente da Casa da Achada

10 comentários:

Paulo Nunes disse...

Infelizmente não surpreende :-(

Isto só vai lá com ações judiciais por muito inconsequentes que se revelem.

lmm disse...

Já irrita esta atitude de desconfiança sobre todos, esta atitude de olhar de lado para tudo o que é decidido por quem está no poder. Também me custa muito ver árvores antigas serem abatidas, mas cabe na cabeça de alguém que os "decisores" mandem abater estas árvores como se tudo fizesse parte de um plano maquiavélico com o objetivo único de...sabe-se lá de quê?!

Anónimo disse...

Ah, grande Zé, andam sempre a denegrir a tua magnífica obra.

Anónimo disse...

ss

A.lourenço disse...

essa desconfiança meu caro lmm tem apenas um culpado,a classe politica ,na qual acredito cada vez menos e da qual desconfio cada vez mais , e olhe que ao contrário do que possa parecer até ainda tenho admiração por alguns,muito mas mesmo muito poucos.
A classe politica não está podre está doente de morte.

A.lourenço disse...

...Com muita pena minha o digo pois isto é um duro golpe na democracia . Os partidos fazem falta,são um pilar da mesma,mas a corrupção,o compadrio são neste momento insuportaveis.

A.lourenço disse...

Anida em relação às árvores, estive recentemente em Dublim, árvores velhas,antigas amparadas por estacas,árvores respeitadas ,aqui por dá cá aquela palha lá vão elas. Existe sempre uma justificação para abater árvores,por mais estapafurdia que seja.

Anónimo disse...

E o mais grave é a indiferença das pessoa e desta nova geração. Se fosse na Alemanha ou algum pais nórdico já estavam dezenas de moradores em volta das árvores ou qualquer objecto do património....

Paulo Nunes disse...

Não me parece que exista um qualquer plano maquiavélico contra as árvores.

Simplesmente atrapalham a estética, custam manter e, portanto, eliminam-se. Está doente, abate-se ora essa.

O ponto é que para substituir cada árvore adulta que se abate são necessários vários senão muitos anos. Isto no pressuposto, claro, que serão recolocadas o que não é um dado adquirido.

No entretanto, Lisboa torna-se mais inóspita quando deveria ser o contrário.

Por último é a falta de respeito para quem ali habita, alguns nem terão hipótese de voltar a ver a situação reposta... sim... nós não duramos sempre.

Uma nota sobre os partidos: há muito que deixaram de servir a sociedade. São grupos de elementos unidos por interesses e não por projetos / ideias comuns. São como clubes de futebol e o pior é que os eleitores se comportam em conformidade.

A.lourenço disse...

Nem mais Paulo Nunes.