17/07/2012

Carris acaba com duas carreiras e altera outras seis com chegada do metro ao aeroporto.



Carris acaba com duas carreiras e altera outras seis com chegada do metro ao aeroporto
17 Julho 2012 | 18:08
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
Transportadora altera percursos na sequência da abertura de três novas estações de metro. A Carris indica que "procura optimizar" o desempenho "num quadro de grande constrangimento financeiro". Em Março, tinha já havido um ajustamento da rede.
...A partir de sábado, 21 de Julho, vão circular menos duas carreiras da Carris nas ruas de Lisboa. Outras seis vão ter o seu percurso alterado. A transportadora decidiu modificar a parte oriental da rede para responder ao prolongamento da linha vermelha do metro até ao Aeroporto.

As carreiras 21, que liga o Saldanha a Moscavide Centro, e 745, entre o Terreiro do Paço e o Prior Velho, são eliminadas da rede da Carris, de acordo com informação disponibilizado no site da empresa.

Os percursos da 22 e da 44 são encurtados. Em vez de partir do Marquês de Pombal, a 22 vai sair da Praça de Londres em direcção à Portela. Já a 44 irá ligar Moscavide ao Marquês de Pombal, deixando de ir ao Cais do Sodré. As carreiras 79, 83 e 708 sofrem ligeiros prolongamentos ou alterações de percurso, que também entram em vigor este sábado, 21 de Julho.

"Estas medidas incidem essencialmente em carreiras com maior sobreposição com a rede do metropolitano de Lisboa, procurando uma melhoria da complementaridade e articulação entre as duas redes", indica a Carris num comunicado na página oficial, dizendo que as alterações são feitas em carreiras "que servem a área oriental da cidade de Lisboa". Isto depois de o metro ter aberto, hoje, o prolongamento da linha vermelha da rede, que se estende, agora, de São Sebastião ao Aeroporto.

A excepção é a 716. A carreira que faz a ligação entre o Arco Cego e Benfica, na parte ocidental da capital, terá o período de funcionamento reduzido, passando apenas a viajar nas horas de ponta "no período diurno de dias úteis".

"Num quadro de grande constrangimento financeiro, a Carris procura optimizar o seu desempenho global", avança a mesma fonte, dizendo que esse facto não afecta os padrões de qualidade do serviço que oferece.

A Carris, que salienta que estas alterações estavam já previstas para quando fossem inauguradas as estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto, tinha já, em Março, eliminado quatro carreiras e cortado o trajecto de sete percursos, num total de 27 alterações na rede. Nessa altura, a justificação foi orçamental, tendo-se previsto uma poupança, para o ano de 2012, de quatro milhões de euros.

A transportadora encontra-se, neste momento, na expectativa da concretização da fusão entre a Carris e o Metro de Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora é que deixo de usar definitivamente a Carris.