09/06/2012

Indignados imitam aviso camarário de despejo .





Por Ana Henriques in Público

Se imóvel não for reabilitado dentro de dez dias, pode ser ocupado, diz aviso idêntico a documentos oficiais



Encimado pelo brasão da Câmara de Lisboa, como se se tratasse de um documento oficial, foi afixado num prédio municipal devoluto de Alfama um aviso que dá dez dias à autarquia para "reabilitar ou dar alguma utilidade pública" ao imóvel, prazo findo o qual a casa poderá ser "ocupada a qualquer momento" por quem assim o entender.
A iniciativa partiu de um grupo intitulado Indignados Lx e surge uma semana depois de a vereadora da Habitação, Helena Roseta, ter mandado despejar os "ocupas" de outro prédio municipal na Rua de S. Lázaro, junto ao Hospital de S. José. Mimetizando a formalidade dos documentos oficiais, o aviso começa por explicar que existem na cidade vários edifícios pertencentes ao património público a necessitar de recuperação, "sem que as entidades responsáveis tenham procedido à sua utilização em benefício dos cidadãos".
"Vem-se por este meio informar a Câmara Municipal desta cidade que tem dez dias úteis para reabilitar ou dar alguma utilidade pública ao edifício situado no Largo do Chafariz de Dentro, n.º 25, ou o mesmo passará a estar disponível para ser ocupado por quem dele necessite para fins de habitação e/ou para realizar actividades de ordem social ou cultural, comprometendo-se os mesmos a fazerem as beneficiações que estiverem dentro das suas possibilidades", anuncia o aviso, datado do passado dia 6.
Paula Montez, dos Indignados Lx, explica que os documentos oficiais produzidos por Roseta para expulsar os "ocupas" da Rua de S. Lázaro inspiraram a iniciativa, mas acrescenta que não se trata de uma brincadeira, antes de uma chamada de atenção e também de uma resposta ao despejo da semana passada. Avisos como este serão agora espalhados por outro património municipal devoluto, adianta. Questionada sobre se quando terminar o prazo os edifícios serão invadidos por "ocupas", Montez diz que "não está por enquanto agendada nenhuma ocupação por parte dos indignados".

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Uma reacção saudável numa cidade doente....
Já vamos nestas (e outras) tretas há décadas e, não saímos da cepa torta. Imóveis "abandonados" e carros nos passeios....problemas que já ninguém resolve de pantufinhas.