05/06/2012

Teatro Luis de Camões (Cç. Ajuda)/ Ate​nção, é preciso, S.F.F.!

Resposta da SRU Ocidental:

«Exmos. Senhores,


Em resposta ao e-mail de 18 de maio, que agradecemos, vimos informar o seguinte:

1. A responsabilidade da operação de reabilitação do Antigo Teatro Luis de Camões pertence à Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental, nos termos definidos na Proposta Nº 652/2011, aprovada pela Câmara, em 23.11.2011;

2. Quanto ao tipo de intervenção, transcrevemos o descrito no Programa Preliminar, elaborado pelos Serviços Municipais de Cultura e que faz parte do Caderno de Encargo, a cumprir pelos projetistas:

“No que diz respeito à sala de espetáculos a sua capacidade de espetadores deverá ser a permitida de acordo com a legislação em vigor, considerando que o espaço deverá manter as suas características funcionais, espaciais e decorativas, conservando na medida do possível a sua constituição original, nomeadamente, plateia e geral no piso térreo e uma ordem com camarotes e tribuna no primeiro piso”.

3. Acresce que tratando-se do projeto de uma intervenção num delicado edifício municipal, cujo acompanhamento e aprovação envolverão, nas suas principais fases, para além desta SRU, a CML e o IGESPAR, estas entidades não deixarão de ponderar devidamente preocupações como as que constam do vosso e-mail, entre as outras que lhes compete ter em conta no prosseguimento do nosso importante objetivo: Reabilitar o Teatro Luís de Camões.

Ficando ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, com os melhores cumprimentos,


Teresa do Passo
Presidente Conselho de Administração»

...




Exmos. Senhores Deputados Municipais


Serve o presente para alertar V. Exas. da eventualidade do Teatro Luís de Camões, sito na Calçada da Ajuda, poder vir a ser alvo de projecto intrusivo, na sequência da atribuição do respectivo projecto de reabilitação ao Arq. Manuel Graças Dias, pela empresa municipal SRU-Ocidental.

Trata-se, como é do conhecimento de V. Exas.,de um teatro que é propriedade da CML, e que será intervencionado no âmbito dos projectos a desenvolver pela CML ao abrigo do protocolo de transferência das competências da extinta Sociedade Frente Tejo.

Fazemos notar que nada, absolutamente nada, nos move contra aquele conceituado arquitecto; apenas temos sérias dúvidas sobre se aquele belo e único "teatrino" de Lisboa, que não tem nenhum tipo de protecção legal, necessitará de outra intervenção que não seja, tão só, o restauro cuidado da sua sala e a modernização das suas infraestruturas de apoio técnico (cénico, camarins, cafetaria).

Toda e qualquer obra para além disso implicará, a nosso ver, sérias alterações numa sala de época (1880), valiosa por isso mesmo, que assim deixaria de o ser, perdendo Lisboa o seu único "teatrino", como já referimos. Desconhecemos o teor do caderno de encargos associado à Proposta nº652/2011 (em anexo) que dará corpo à intervenção agora adjudicada.

Junto enviamos fotos do site do IHRU (http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4732), e do blogue S.O.S. Lisboa (http://lisboasos.blogspot.pt/2009/03/teatro-luis-de-camoes.html), onde V.Exas. poderão encontrar mais informação acerca deste teatro, que julgamos ser de recuperar, preservar e modernizar; e não de alterar ao gosto, ou à criatividade, seja de quem for.

Solicitamos, por isso, à CML para que especifique pública e claramente que tipo de intervenção será feita, uma vez que é do desconhecimento público qual será de facto a intervenção. Restauro? Modernização? Demolição de estruturas originais de valor patrimonial?

E apelamos à Assembleia Municipal de Lisboa para que acompanhe este processo! ... até porque, fazendo o Teatro Camões parte do Inventário do Plano Director Municipal ainda em vigor (1994) com o nº 32.17; e constando igualmente da Carta Municipal do PDM em revisão, que aguarda aprovação por essa Assembleia, tendo nele mantido o mesmo nº de código: 32.17; cremos que nunca será demais evocarmos nesta oportunidade essa distinção tão repetidamente atribuída pela própria CML!

Por último, consideramos confrangedora a situação a que assistimos, um pouco por todo o país, de completa ausência de protecção legal desta tipologia de património - cinemas, teatros, etc. E é lamentável que assim continue a ser.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Luís Marques da Silva, João Oliveira Leonardo, António Araújo, Nuno Caiado, João Leitão, Carlos Matos, António Sérgio Rosa de Carvalho, Jorge Pinto e Fernando Jorge


C.c. CML, Igespar/DRC-LVT, SRU-Ocidental, JF Belém e Ajuda, e Media

5 comentários:

Anónimo disse...

A SRU existe porquê...? E a Uit Ocidental qual a relação e a justificação para a existência desta gente..., paralelamente ainda temos a Junta de Freguesia!
Tantas entidades pagas por nós, a trairem-nos e a destruirem tudo (memória e escala humana, etc) com justificações completamente idiotas, sempre fingindo que é para 'melhor'.
A agenda encapotada da destruição das nossas raízes, memória e cultura, com a agravante dos roubos financeiros e até ambientais que têm sido permitidos (mamarracho dos coches e maminha da edp) começam a estar demasiado visiveis, a privatização encapotada do espaço público, com os negócios das esplanadas e dos hediondos 'mopis' transformaram esta zona e Lisboa em geral numa manta de retalhos desastrada e desagradável que terá a breve trecho consequências que poderão ser muito graves.
Não vale a pena explicar muita coisa a quem não quer perceber e pactua com as merdas do 'street food', patrck day e outras tretas em inglês, ou com a compra de aparelhos de ginástica e outras porcariazinhas, como a praia fluvial (virámos aldeões dum mundo parolo e psicopata e tal como os camarões estamos a ser embebedados antes de nos cozerem e comerem de vez :)) que em vez de estragarem
ou modificarem (e infelizmente sempre para pior) dveriam manter.
A desculpa esfarrapada de que não há dinheiro para manter a calçada ou os canteiros da Praça do Império, só demonstra a gravidade da má gestão desta gentinha (de Vichy) e a sua má fé.
Até acredito que irão ter cada vez menos dinheiro, porque eu pessoalmente que pago alguns IMais em Lisboa, estou a pensar sériamente em ir viver para a província, neste momento evito o mais possível passar por Belém, porque Fico automáticamente enojado e mal disposto com aquelas alarvidades e manta de retalhos ( pro j do arq. João Nunes - esqueceu-se do albedo - cç da Ajuda virou escura e feia... A profusão de pirosos candeeiros, etc) ... Não há dúvida seria uma benesse para este planeta e para o excesso de população, para a guilhotina já! ... E todos os intervenientes ou coniventes. Esperemos que pelo menos paguem através do karma :)
Pessoalmente já não voto mais e quero esta gente toda presa!


Anónimo disse...

Boa, boa concordo plenamente!

Neste caso do Teatro, não se percebe como se escolhe um arq. Como o sr. Graça Dias que destruiu o bonito e bom edifício dos Banhos de S. Paulo - do arq. Pezerat.

Talvez seja mesmo para destruir a 'alma' deste edifício, como tem sido mote deste executivo.


Anónimo disse...

Já foi abaixo

Unknown disse...

Caros amigos,

Sabiam que no passado dia 21 de Junho, em Assembleia de Freguesia, falou-se sobre o nosso Teatro Salvador Marques?

No seguimento da apresentação do relatório da actividade desenvolvida pela actual Junta da União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga​, Presidente desta Junta, em explicação de pontos assinalados numa das imagens anexas, referiu a existência de um novo projecto para o nosso Teatro, e que este prevê, e de novo, a demolição desta sala de espectáculos, quase na sua integra, através de uma renovação em parte por recriação, e não por via do restauro e recuperação do existente, como anseio geral da população...

Referiu ainda que familiares do próprio Salvador Marques, dramaturgo que dá nome ao nosso Teatro, tendo a intenção de doar património da família a este nosso espaço teatral, para nele ser exposto, perante a novidade anteriormente descrita, voltaram atrás nos seus intentos, afastando de nós, e mais uma vez, testemunhos culturais que enriqueceriam o nosso Património local e concelhio, sendo que localmente muito tem sido desbaratado e esquecido...

Assim, e de uma só vez, ficámos a saber, de mais esta perda a lamentar, não só ao nível da freguesia e do concelho, mas também nacional, pois estamos a falar de pinturas de Luís Salvador júnior, que não são do domínio publico, e se o foram há largos anos que o não serão.
Convém frisar, que este pintor naturalista, teve Veloso Salgado como mestre, e que este ultimo, colega de Malhoa e Columbano, pintou em 1904-1905, o ainda existente pano de boca de cena do nosso precioso Teatro Salvador Marques, aliás o primeiro trabalho cenográfico que deste pintor lhe é conhecido...

Perguntamos porque este novo projecto não é apresentado publicamente à população antes mesmo da busca de financiamentos?
Existe mais algum projecto/proposta, para que por comparação, se tenha escolhido este novo projecto como a melhor solução para a devolução à população deste valioso espaço teatral em vias de classificação de municipal, e que actualmente é testemunho único de todos os teatros e cine-teatros que outrora existiram no concelho de Vila Franca de Xira?

Propomos assim ao executivo da Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, que acalente a ideia de promover um necessário e esclarecedor debate público informativo sob estes assuntos de importância local, concelhia e até nacional, para uma maior e melhor tomada de consciência destes; bem como tome diligências junto das entidades competentes, para que as características deste novo projecto seja do conhecimento público.

E vós caros amigos, o que vos parece e apraz dizer?

P'lo Grupo: https://www.facebook.com/groups/teatrosalvadormarques/

Sugiro ainda que partilhem esta informação, e deixem os vosso comentário junto dos jornais locais e, porque não, no próprio site da Presidência da Republica? Só sendo muitos a o fazer se dará a devida atenção ao assunto e dele se falará. Obrigado!

Ficam os links:
O Mirante -> https://www.facebook.com/omirantejornal/?ref=ts&fref=ts
Voz Ribatejana -> https://www.facebook.com/voz.ribatejana/?ref=ts&fref=ts
Presidencia da Républica -> http://www.presidencia.pt/?action=3

--

Informações complementares:

Luís Salvador júnior -> http://luizsalvadorjor.blogspot.pt/
Veloso Salgado -> https://pt.wikipedia.org/wiki/Veloso_Salgado

Links para a tela "Cortes Constituintes de 1821" de grandes dimensões, localizada na sala de plenário do parlamento de Portugal, pintada em mais de dois terços, por Luiz Salvador júnior e em parceria com o seu mestre da Escola Superior de Belas- Artes de Lisboa (ESBAL, agora FBAUL)

Veloso Salgado ->
https://www.parlamento.pt/…/Pu…/plenario_luneta_pormenor.jpg
https://www.parlamento.pt/VisitaParla…/…/SaladasSessoes.aspx

Malhoa -> https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Malhoa
Columbano -> https://pt.wikipedia.org/wiki/Columbano_Bordalo_Pinheiro

Anónimo disse...

Depois de ler o blog realmente noto que o mesmo demonstra preocupações reais e de qualidade.Assim só posso deixar este comentário é pergunta .Será que os materiais agora usados e aplicados tem a qualidade de acordo com o que o mesmo merece.
Obrigado