13/05/2012

Mais de meia centena de crianças limparam praia de Carcavelos





A iniciativa Maré Humana, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, contou com a colaboração das Eco-escolas

Mais de 50 crianças estiveram ontem na Praia de Carcavelos, em Cascais, a remover o lixo do areal, associando-se à iniciativa Maré Humana que decorreu em todo país com o objectivo de sensibilizar para a preservação do litoral.

De fato de banho, boné na cabeça e saco de plástico na mão, mais de meia centena de crianças ultrapassaram ontem de manhã o calor abafado que se fazia sentir na Praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, movidos por uma causa: recolher o lixo e alertar para a necessidade de manter as praias limpas. Filipa e Luna, de 12 anos, foram uma das voluntárias da iniciativa que estavam "muito contentes" por estar na praia e "ajudar a cuidar do ambiente".
"Acho que devíamos fazer isto mais vezes", disse Luna. Também as amigas Lisa e Matilde gostaram de estar a limpar o areal e a participar nas actividades da praia. "Nós apanhamos um bocado de lixo mas havia outros que tinham o caso cheio de lixo. Isso não me deixa nada feliz", disse Lisa, citada pela agência noticiosa Lusa.
Já Matilde reparou que o ambiente está "um bocadinho poluído" e deixou uma mensagem "aos adultos": "Acho que deviam ter mais consciência por causa dos cigarros que deixam no chão". A iniciativa Maré Humana, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa em coordenação com as Eco-escolas dos diferentes municípios, e que se realizou pela primeira vez, começou cedo com a recolha e deposição selectiva dos resíduos existentes no areal, seguindo-se construções na areia sobre a biodiversidade existente no litoral e uma gincana com vários desafios relacionados com as ameaças ao litoral.
O programa, destinado a sensibilizar e a alertar a população para a necessidade de alterar comportamentos, terminou às 12h30 com um cordão humano em terra e no mar, feito por crianças e surfistas. "Temos uma costa fantástica e a ideia é respeitar e aprender a respeitar a nossa biodiversidade e a nossa costa", afirmou a representante da Associação Bandeira Azul, Vanessa Santos.
Segundo a responsável, a iniciativa está a ser também um sucesso nas restantes 19 praias do país que acolheram a Maré Humana que terá contado com o envolvimento de mais de 2.000 estudantes.
"Pela forma como as coisas estão a decorrer, creio que nos próximos anos estamos aptos para mais edições", concluiu.
A iniciativa Maré Humana banhou praias dos concelhos de Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Ovar, Figueira da Foz, Peniche, Mafra,
Sintra, Cascais, Almada, Setúbal, Grândola, Vila do Bispo, Lagos, Albufeira, Horta (Faial), Angra do Heroísmo (Terceira) e Funchal (Madeira). Lusa
in Público

1 comentário:

Xico205 disse...

Outro arrastão?!!