16/05/2012

Igespar obriga EDP a fazer sondagens arqueológicas para a sua nova sede




A obra gerou críticas por ter sido desmontada uma fachada neogótica que ali restava de uma fábrica de gás. A EDP diz que será remontada.

Achados Arqueológicos de grande significado. Rampa de lançamento de barcos na Praça D. Luís

 Alvará emitido pela Câmara de Lisboa não obrigava a escavações, apesar dos recentes achados ali ao lado, na Praça D. Luís. Actual Plano Director Municipal não protege vestígios da zona ribeirinha

Por Ana Henriques in Público


O Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico vai obrigar a EDP a fazer escavações arqueológicas antes de prosseguir as obras de construção da sua nova sede entre a Av. 25 de Julho e a Rua da Boavista, em Lisboa.
Quando autorizou o projecto com seis caves no subsolo da autoria dos arquitectos Aires Mateus, a Câmara de Lisboa não exigiu à empresa prospecções no subsolo, apesar dos inéditos vestígios dos sécs. XVI/XVII encontrados há dois meses poucas centenas de metros adiante, na Praça D. Luís I, e um pouco por toda a zona ribeirinha do centro da cidade nos últimos anos. O Plano Director Municipal de Lisboa (PDM), pelo qual os técnicos camarários ainda se orientam, data já de 1994 e não reconhece qualquer potencial arqueológico à zona ribeirinha. A obra da EDP poderá agora ter de ser interrompida até que a empresa arranje arqueólogos que evitem eventuais destruições patrimoniais durante a empreitada. Mas ontem depois do almoço os trabalhos ainda decorriam sem perturbações e sem supervisão arqueológica, com máquinas de grande porte a revolver o solo.
"Há um desajuste entre o conhecimento [do potencial arqueológico dos diferentes locais da cidade] e os instrumentos de planeamento de Lisboa", observa a subdirectora do Igespar, Catarina de Sousa. "O Plano Director Municipal data de 1994 e está em revisão há nove anos. Não consagra a protecção do local onde está a decorrer a obra da EDP. Mas trata-se de uma zona de sensibilidade arqueológica". Por essa razão, o instituto invocou a lei de bases do património para obrigar, na passada segunda-feira, a EDP a fazer sondagens antes de a empreitada avançar mais. "A obra começou há muito pouco tempo. E nós estamos a acompanhar a situação com toda a nossa atenção", sublinha Catarina de Sousa. A subdirectora do Igespar pensa que os prejuízos patrimoniais não poderão ser ainda muitos, ainda que estejam por apurar: "À partida os trabalhos ainda se encontravam nos estratos superiores".
As zonas do Cais do Sodré, Ribeira das Naus, Corpo Santo, Terreiro do Paço e Alcântara, bem como o Largo Vitorino Damásio, em Santos, têm sido profícuas em achados náuticos de outros tempos: de pedaços de embarcações a antigos cais e escadarias, surgiu de tudo um pouco na última década e meia. A mais recente descoberta impressionou toda a gente, especialistas mas também leigos: debaixo da Praça D. Luís, junto ao mercado da Ribeira, foi encontrada durante a construção de um estacionamento subterrâneo, uma gigantesca estrutura de barrotes de madeira que se pensa ter feito parte de um estaleiro naval e possivelmente servido para rampa de lançamento das embarcações à água. Tal como no caso da EDP, também aqui a Câmara de Lisboa não exigiu sondagens arqueológicas prévias, uma vez que o PDM não o previa. O achado só viu a luz do dia porque o dono da obra acedeu a fazê-las, apesar de a isso não ter sido obrigado.
E se o actual PDM não protege o potencial arqueológico da beira-Tejo e os seus testemunhos do passado, incluindo a época dos Descobrimentos, o futuro plano também não parece acautelá-lo por aí além. Há vários meses para aprovação da Assembleia Municipal de Lisboa, o novo PDM integra a frente ribeirinha nas zonas de menor interesse arqueológico, continuando as escavações a ser vistas como uma possibilidade, e não como uma obrigação legal - ao contrário do que acontece por exemplo no Castelo de S. Jorge e na Sé.
Ressalvando que o alvará emitido pela Câmara de Lisboa para a construção da sua sede de oito pisos e 46 mil metros quadrados de área não condicionou a obra a qualquer acompanhamento arqueológico, uma vez que o PDM não reconhece potencial ao Aterro da Boavista, a EDP diz - depois de notificada pelo Igespar - que "estabeleceu já contactos com empresas que actuam na área da arqueologia para apoio especializado no caso de serem detectados indícios arqueológicos na zona". A sede da empresa vai ser erguida nos terrenos onde existia uma fábrica de gás, da qual já só restava um rés-do-chão de fachada neogótica. O seu desaparecimento durante esta obra motivou protestos, mas a EDP assegura que a fachada foi apenas desmontada para posterior remontagem.

5 comentários:

Anónimo disse...

8 pisos acima do solo e 6 abaixo num local daqueles? Espero ardentemente que apareça por lá água e mais água e mais água e mais água...

Cambada de patos-bravos...

Anónimo disse...

A EDP provavelmente remontará a fachada neo-gótica na barragem do Tua. A Unesco ia adorar...

Anónimo disse...

Tantos transportes na zona e precisam de construir tantos andares abaixo do solo para estacionamento?! Para quando uma mudança séria de mentalidades? Quando é que as pessoas percebem que a unica forma sustentável de viver num meio urbano é viver no seu centro, com um sistema de transportes de qualidade?

Wolf disse...

Os tipos da EDP não sabem o que é os transportes públicos. Mas também podem aproveitar as caves para fazer uma central electrica ou uma mini barragem se começar a entrar água para as caves..... Mas isto é só uma ideia......

Xico205 disse...

Anónimo disse...
8 pisos acima do solo e 6 abaixo num local daqueles? Espero ardentemente que apareça por lá água e mais água e mais água e mais água...

Cambada de patos-bravos...

2:49 PM

----------------

Se soubesses a quantidade de prédios de Lisboa que têm em permanencia bombas a escuar água. Lisboa é cheia de rios subterraneos.