13/05/2012

"Devolvam a Praça das Flores às Pessoas"

Antes de um novo lugar de estacionamento ser roubado ao espaço pedonal da Praça das Flores sem que os moradores fossem consultados, alguns cidadãos cobriram-no de relva fresca na madrugada deste Sábado.
Apelam à sociedade para o usar o espaço e manifestarem-se contra os planos de o susbtituir para ocupação por um carro estacionado.
Aqui segue o link para a página da acção de cidadania:
 www.facebook.com/pracadaspessoas


Retirado do texto da página:
"O espaço pedonal da Praça das Flores (em Lisboa) está prestes a perder 18m2, transformados num lugar de estacionamento. O que antes era espaço usufruido por todos passará a estar ocupado por um carro, que lá poderá estar estacionado durante algumas horas ou mesmo dias.
Retira-se espaço público de todos para benefício de muito poucos.

Antes do novo lugar de estacionamento ser aberto aos carros, alguns cidadãos cobriram-no simbolicamente com um manto de relva - para ser usufruido por todos os cidadãos.

Queremos com esta acção causar reacção entre os moradores, entre todos os que usufruem da praça, e entre os decisores locais.
Queremos tornar mais óbvio o enorme valor que a comunidade perde quando parte do espaço público pedonal é transformado em estacionamento.

Enquanto o lugar de estacionamento não é aberto aos carros, apelamos a todos: passem pela Praça das Flores e usufruam do espaço relvado enquanto ele ainda existe.
Para beber um refresco, para um piquenique, para ler, para descansar.

Será a nossa forma de mostrar aos decisores que aquele espaço poderia ter um uso muito melhor que um carro estacionado."

3 comentários:

Anónimo disse...

O Zé que fazia falta ouviu devidamente os protestos populares, deu-lhes razão e vai agir em conformidade, não fazendo absolutamente nada, como é costume.

Anónimo disse...

para bem da verdade, é bom que se diga também que aquele local tinha um eco-ponto. portanto, dizer que aquele espaço era usufruído por todos é um eufemismo...

entre o eco-ponto e o carro prefiro o carro, entre o carro e mais passeio, prefiro mais passeio.

Anónimo disse...

ou isso ou uma bela casa de banho para cães, que é o que acontece em quase todos os bocados de relva da cidade...