24/05/2012

Abate de árvore centenária no Bairro do Castelo!!!


Exmo. Senhor Presidente da CML,
Dr. António Costa
Exmo. Senhor Vereador dos Espaços Verdes,
Dr. José Sá Fernandes


A CML fez o abate de um lodão centenário na Freguesia do Castelo - mais precisamente no Largo de Santa Cruz do Castelo.

Alguns dias antes foi colocado um aviso alertando os moradores para uma operação de limpeza de ramos mortos e doentes.

Foi garantido aos moradores preocupados que após a limpeza não se iria notar diferença nenhuma nas árvores.

Dois dias depois foi assim que ficaram os 5 Lodãos (Celtis australis ) do largo (4 deles centenários pois aparecem ainda jovens em várias fotografias do início do séc. XX).

Segundo os técnicos da CML, as árvores estão "doentes" e precisam de ser abatidas.

O abate de uma delas, considerada pelos técnicos em situação mais grave, foi executado ontem, sem pré-aviso dos moradores.

Mas quem observar com atenção as várias secções de corte do tronco poderá constatar que não havia podridão ou perda do cerne.

Segundo a explicação de um técnico responsável pelo abate, apenas um ramo, e na sua parte superior, apresentava podridão e risco de falha mecânica.

Sendo assim, porque razão se optou pelo abate da árvore? Os moradores da Freguesia do Castelo estão em choque pela perda deste Lodão. Devemos recordar que nesta freguesia existem apenas 8 árvores nos seus arruamentos. Era só neste largo, debaixo das copas altas e frondosas dos lodãos que os munícipes e turistas encontravam sombra generosa.

Mais uma vez, a CML não terá sido percepitada na decisão de abater esta árvore antiga? Com certeza que pela sua idade e porte, assim como pelo lugar que ocupava na vida dos cidadãos que habitam junto dela, merecia mais reflexão, ponderando outras soluções menos drásticas.

Como dizia hoje um jovem que vive mesmo em frente da árvore abatida: «Já não vou ver a próxima árvore a alcançar o tamanho que esta tinha...».

Ou outro morador mais sénior que nasceu no largo e que hoje protestava dizendo: «Eu cresci à sombra desta árvore - isto foi um crime!»

Aproveitamos esta triste ocorrência para alertar a Presidência e a vereacão da CML, assim como todos os deputados da AML, para o vergonhoso estado de degradação em que se encontra este histórico Largo de Santa Cruz do Castelo - uma realidade posta agora a nú pelo desaparecimento desta árvore centenária. Convidamos todos a verificarem pessoalmente a realidade que descrevemos e que só envergonha a nossa cidade.

O Fórum Cidadania Lx não pode deixar de estar solidário com a população do Bairro do Castelo nesta perda, provavelmente desnecessária.


Com os melhores cumprimentos


Luís Marques da Silva, António Branco Almeida, Fernando Jorge, Carlos Moura, Nuno Caiado e Virgílio Marques



2 comentários:

Julio Amorim disse...

Sim....este tronco devia estar muito doente com aquele aspecto.

Eduarda Dionísio disse...

Aconteceu uma coisa bastante semelhante no sábado 16 de Junho no Largo da Achada. Vejam http://noticias.centromariodionisio.org/
Gostávamos de fazer na Casa da Achada uma conversa sobre estas tristezas. Com quem sabe de árvores e com quem não sabe.
Abraço
Eduarda Dionísio