26/04/2012

Um milhão de euros para intervir em 32 zonas de Benfica




Por Marisa Soares in Público

Junta de freguesia quer aproveitar verbas do Orçamento Participativo para criar estacionamento e reordenar o espaço público


A Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa, está a preparar em articulação com a câmara um plano integrado de ordenamento do estacionamento e do espaço público que prevê intervenções em 32 zonas da freguesia. Para isso, conta com um milhão de euros, verba atribuída pelo Orçamento Participativo (OP) municipal a uma proposta apresentada no ano passado por moradores.
A proposta, uma das cinco vencedoras no OP de Lisboa em 2011, com cerca de 1600 votos, defende a criação de mais estacionamento em Benfica, sem especificar o local. "Se o dinheiro fosse gasto apenas num grande parque em altura, por exemplo, só iria beneficiar um quarteirão e não resolvia o problema que existe em toda a freguesia", afirma a presidente da junta, Inês Drummond (PS). Por isso, a junta resolveu apresentar aos autores da proposta e à câmara uma solução mais abrangente para aplicar aquela verba.
"Fizemos um estudo para diagnosticar as carências da freguesia e apresentámos uma proposta que permite ter mais lugares de estacionamento, melhorar as acessibilidades pedonais e mudar o paradigma actual, que dá prioridade ao carro", diz a autarca. O plano já foi apresentado aos autores da proposta vencedora e aos vereadores municipais e, segundo Inês Drummond, foi aceite. O próximo passo é ouvir os restantes moradores, antes de a câmara avançar com os projectos de execução.
O plano da junta prevê a criação, nos próximos dois anos, de 898 lugares de estacionamento espalhados pela freguesia - gratuito para residentes -, a plantação de 895 árvores, a delimitação de 18.709 metros quadrados de área permeável (para evitar inundações como as que fustigaram Benfica há um ano), a criação de 185 passadeiras e a construção de 11.353 metros quadrados de passeios.
"É um plano integrado, que actua em várias vertentes, do qual resultará a melhoria da qualidade de vida dos residentes", afiança Inês Drummond. Nas reuniões que vão decorrer nas próximas duas semanas, a junta de freguesia vai envolver os moradores em todo o processo, "desde a afectação dos recursos até à decisão final sobre os locais onde intervir", refere a autarca.
Para amanhã está marcada a primeira reunião para discutir a beneficiação do Bairro do Charquinho, onde a câmara quer criar uma "zona 30", de velocidade reduzida. "Esse projecto pode articular-se com a reorganização do estacionamento, a criação de passadeiras e o rebaixamento dos passeios", sublinha.

Sem comentários: