21/04/2012

Ah!! ... Sim ?!? ... Estamos perplexos com a novidade Sr. Vereador ...!!!





Táxis no aeroporto

Vereador de Lisboa diz que há "máfias" instaladas no terreno

O vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa admitiu ontem que alterar as regras no acesso à praça de táxis no aeroporto vai ser "mais complicado do que pensava" porque "já há máfias instaladas no terreno". Nunes da Silva disse ainda que quer acabar com o excesso de sinais nas ruas da capital, estando a estudar "um novo sistema de sinalização, com novos sistemas de referência".

-----------------------------------------------------------------------------------


Em 04/09/2007 no CidadaniaLx
Os táxis do aeroporto
Ao Presidente da ANTRAL

Sábado, 1 de Setembro, ao chegar ao aeroporto da Portela, em Lisboa, fiz o que tenho feito nos últimos tempos - fui apanhar um táxi nas Partidas, em vez de o fazer nas Chegadas.

Isto porque tenho o azar de viver em Telheiras e de já ter tido mais de uma dezena de incidentes com motoristas de táxis que trabalham na zona das Chegadas. Todos esses incidentes têm sido, ao longo dos últimos quatro ou cinco anos, reportados às autoridades mais ou menos competentes, incluindo a ANTRAL, que as deve ter em arquivo.

Desde há cerca de meio ano que noto na zona das Partidas o mesmo ambiente mafioso de que eu e muito boa gente como eu tem fugido, na zona das Chegadas.

Pois esse ambiente teve sábado consequências práticas: o taxista de serviço ao carro matrícula 25 - 12 - LT recusou transportar-me.

O caso passou-se assim: chegado com a minha mala de mão às quatro (quatro!) filas de táxis, dei as boas noites e perguntei qual era o táxi que estava para seguir. Em amena cavaqueira, os condutores fora das suas viaturas viram que eu não era "camone", apesar de usar chapéu, e como tal o entusiasmo não foi grande, já que a educação foi, como é normal nula - sem responder ao "boa noite", um ou dois apontaram e atiraram "vá para ali".

Eu lá fui "para ali" e o motorista rodeou logo o carro e apressou-se a abrir a mala. Eu disse que não trazia mala que justificasse o uso da bagageira e entrei para o carro. Ele abriu a porta de trás do lado do condutor e aos gritos disse-me que eu não podia levar ali a minha pasta porque ela "tinha rodas" e lhe estava a estragar o estofo do branco. Eu respondi que a mala era de mão e que não estragava banco nenhum. Ele respondeu de novo aos gritos, dizendo que assim não me levava. E eu disse "ok". Saí do carro e apontei a matrícula, no meio de gritos e insultos dos outros colegas deste motorista - "se fosse eu não levava, pá", "ele que vá para as Chegadas, ou que vá a pé", "se fosse comigo, havias de ver". Fui ver. E o motorista mais exaltado disse-me que "eu estava feito" e que mala como a minha nunca entraria no carro dele.

O motorista do táxi 25 - 12 - LT disse-me: "Mas quer ir à Polícia do Aeroporto? vamos lá, vamos lá, e você paga-me o tempo que eu perder nisto". Não via qualquer interesse em ir à Polícia do Aeroporto, já que isto é um caso de polícia, mas especial, e não para agentes de giro. Mas já que estava ali... lá fui à Polícia. E o bom do agente ouviu do motorista que "eu não fui malcriado para este senhor" e de mim "isto é uma vergonha para o país, você deve estar farto de ver disto todos os dias, já não basta a mafia que domina a zona das Chegadas, ela agora alastrou para a zona das Partidas". E o agente, sorrindo, respondeu: "ninguém quer apresentar queixa, pois não?". Não.

"Oh amigo, eu fui incorrecto consigo?, ia-me dizendo o motorista do táxi 25 - 12 - LT. "Oh amigo, olhe que eu nunca tive problemas, para que é que me tirou a matrícula?", e eu ia dizendo que o assunto estava, ali, encerrado. "Oh amigo, eu levo-o de borla, se quiser". Não quis.

Sei que este tipo de queixas deve chegar todos os dias à ANTRAL e que a vossa associação nada fará para acabar com o clima de camorra napolitana que campeia no aeroporto de Lisboa, mas é bom que se saiba que a vergonha continua e que o cancro alastrou agora para as Partidas, onde até há pouco tempo motoristas de táxi que não pertenciam a esta máfia conseguiam ir receber serviços e dizer logo que "não tinham nada a ver" com os colegas que estavam no piso inferior, nas Chegadas.
A ANTRAL devia ter vergonha, mas não tem.

Fernando Correia de Oliveira
Publicada por CIDADANIA LX em 9:24:00 AM
Etiquetas: aeroporto, táxis
17 comentários:

Anónimo disse...
Ultimamente também aparecessem carros de aluguer (logo mais caros que os taxis) no meio das filas dos taxis nas chegadas.
11:04 AM

João Amaro disse...
De facto é uma situação que deveria acabar de vez! Penso que foi uma boa opção enviar a queixa para a ANTRAL

Muito bom o blog. :)
Continuem.
12:31 PM

vm disse...
De um modo geral os taxistas em Lisboa são um grupo que deixa muito a desejar. E como, muitas vezes, o primeiro cartão de visitas deste nosso país dever-se-ia exigir mais a quem conduz um taxi. São frequentemente, mal educados, pouco asseados - alguns deitam um cheiro difícil de suportar -, dão frequentemente opiniões que não devem dar sem que lhe sejam pedidas, abrem o vidro e lá vai cuspo janela fora, têm muitas vezes o carro com uma apresentação pouco agradável e são muitas vezes oportunistas. Claro que tudo isto tem muito a ver com o facto de a maior parte das pessoas que conduz um taxi, estarem a fazer um biscate para arranjarem mais uns tostões. A própria classe devia ser mais consciente e exigente. Mas acaba por ser um ciclo vicioso. Está tudo ligado à mesma coisa: sempre uma questão de formação e de cidadania.
1:03 PM

Anónimo disse...
Felizmente eu e a minha família temos sempre a disponibilidade de um famliar que nos vai buscar. Mas conheço histórias que relevam a ansiedade no momento de apanhar um taxi e saber que não se vai dizer: "cascais, por favor", "Santarém, por favor" e apenas "Avª EUA", "Avª Almirante Reis"...

É uma vergonha para nós portugueses e uma vergonha para aqueles que são taxistas de profissão.
4:09 PM

DarkAngel disse...
já passei pelo mesmo por viver muito perto do aeroporto... sem comentários
4:43 PM

Tiago R. disse...
O post está correcto e os comentários estão carregados de razão, mas por favor algum cuidado quando se fala desta forma de toda uma classe de profissionais!
Existem taxistas gatunos, oportunistas, mal-educados, cuspidores, mal-cheirosos? Sim!
Todos os taxistas são assim? Definitivamente não!
E vamos lá a esclarecer uma coisa: esse tipo de comportamento de praça de aeroporto é feito por gente que é dona do seu taxi, não é feita pelos condutores asslariados, que são a maioria e que nada têm a ganhar com isso.
A ANTRAL como associação de empresários do sector não tem muito interesse em combater isto...
Por fim, a Federação Portuguesa do Taxi criou, há alguns anos, uma carteira profissional. É um cartãozinho com fotografia e chip que tem de estar obrigatoriamente exposto para o cliente que entra no taxi.
Se não houver cartão, é chamar a polícia que costuma estar ali à mão!
Mas não vamos confundir algumas árvores com a floresta...
1:06 PM

vm disse...
Evidentemente que haverá, com certeza, muitas excepções. Conheço algumas de excelentes profisionais. Não me parece que aqui tenha sido dito que todos eram uns bandidos, uns porcos, uns canalhas. a verdade, porém, é que, entre os que conduzem taxis, há infelizmente para todos muitos maus exemplos. E aí tanto a Antral, as Associações ligadas aos taxistas, como nós, devemos estar preocupados.
1:18 PM

Pedro disse...
Também eu só uso os táxis das partidas, aí há uns 12 anos.

Quanto esta inacreditável situação é sobretudo vergonhosa para quem tem a obrigação de fiscalizar, não sei bem qual a entidade. Isto é sobejamente conhecido, há anos e anos, décadas, sei lá. Eu ando muito de táxi em Lisboa, e já muitos taxistas me falaram da máfia do aeroporto, é mesmo verdade. Parece que quando foi o Euro 2004 fizeram umas razias lá e a coisa melhorou.
Acho que nisto como noutras situações análogas não vale a pena estar a culpar a falta de civismo. É como os carros mal estacionados. A culpa é das autoridades permitirem que isto aconteça. Se os taxistas do aeroporto começassem a levar multas a doer e, porque não, sujeitos a sanções como serem temporariamente impedidos de exercer a profissão, iam ver se eles não ficavam logo simpáticos de repente...
3:25 PM

Anónimo disse...
Só uma achega: O cartão que tem a foto e que atesta da capacidade profissional do motorista (CAP) é emitido pela DGTT, creio agora chamar-se IMTT. Deve ser a eles que se devem queixar, não à ANTRAL, que não passa de uma associação e, como todas as associações, só serve para fazer lobby junto das autoridades (como o atraso do metro ir ao aeroporto durante estes anos todos, por exemplo)
12:33 AM

Anónimo disse...
Estou chegando A Lisboa nesta sexta-feira, pela manhã, vindo do Brasil e já estou morrendo de medo do que devo encontrar ao pegar um taxi do aeroporto para o Hotel Metropolitan. E eu que penso serem os taxistas brasileiros os piores do mundo. Parece que Portugal está a nos superar, mais uma vez.
9:40 PM

Anónimo disse...
Os motoristas de taxi do aeroporto da Portela são mal educados, grossos, mafiosos e semi analfabetos.
Hospedo-me no Areeiro e os gajos não gostam de transportar-me para um sítio tão perto.
Eu já encarei muitas vezes esse mafiosos, já dei porrada em muitos. Em suma, vou a Portugal em razão do meu trabalho. Os motoristas de taxi do aeroporto me tiram do sério.
Da próxima vez vou armado para me defender deles. Mas isso talvez não aconteça, porque vou comprar um automóvel BMW e deixar na garagem da minha casa no Areeiro.
Aliás, vou comprar também uma frota de taxis e colocar taxistas educados, de nível superior, ganhando em libras esterlinas, para transportar apenas brasileiros, sem cobrar nada.
Transportar portugueses, só os da elite, a exemplo dos professores das Universidades portuguesas.
Ora pois, pois.
2:29 AM

Anónimo disse...
pois devia ser a antral a obrigar que o i.m.t.t. segui-se todas as reclamações para se apurar todas as responsablidades e actos dos prevericadores e actuar em conformidade com a legislação
4:03 PM

Anónimo disse...
Os taxistas do aeroporto de Lisboa s�o mal-educados, mafiosos, maus caracteres, ladroes, semi-analfabetos, em suma, uma vergonha para Lisboa e para Portugal. Generalizo porque tenho j� uma amostra representativa de situa�es passadas comigo, familiares, amigos, colegas de trabalho, portugueses e estrangeiros. Todos concordam e relatam historias de maus tratos, grosserias, falta de educa�ao pelas distancias curtas quando � o caso, ou roubos, ou coment�rios desapropriados e em alguns casos ofensivos. Vivi em sao paulo durante dois anos e usava diariamente taxis, inclusive no aeroporto de congonhas (dentro da cidade) e para distancias curtas. Nunca tive a minima razao de queixa de um taxista naquela cidade. Antes pelo contr�rio. Em Sao Paulo (onde tb existem muitos taxis), os taxistas sao simpaticos, com cultura acima da m�dia, honestos, t�m um atendimento com foco no bom atendimento do cliente. Agora vivo em Londres e aqui os taxistas s�o tamb�m uns senhores. Temos q fazer algo juntos �s autoridades portuguesas para mudar esta situa�o em Lisboa, q � uma verdadeira vergonha para Lisboa e para o Pa�s, um pa�s para o qual o turismo e arte de bem receber deve ser uma prioridade. Nao podemos continuar a deixar q os taxistas de Lisboa deem uma imagem tao terceiro-mundista e mafiosa do nosso Pa�s. Isto deve ser uma causa nacional. � uma causa pela qual tenciono combater. Nao sei ainda bem como...
10:28 PM

Anónimo disse...
Concordo. Morro de medo de entrar num taxi no aeroporto de Lisboa. Vou todos os meses a Lisboa e chego sempre pela 1h da manhã. Como fico no Hotel Roma (que é pertinho) os taxistas são super estúpidos.Uma vez um deles atirou para fora do taxi a mala de uma colega minha só porque a viagem foi curta. É pena não se poder fazer um boicote aos taxis no aeroporto, para eles verem o que é bom... Infelizmente precisamos desses mafiosos.
11:59 AM

Anónimo disse...
LAMENTÁVEL QUE AS AUTORIDADES DA CIDADE ESCOLHIDA COMO O "MELHOR DESTINO TURÍSTICO DA EUROPA" EM 2009 DEIXEM TUDO COMO ESTÁ!
NÃO SEI SE TODOS, MAS OS QUE TIVE A INFELIZ OPORTUNIDADE DE PEGAR, SÃO LADRÕES!
3:09 PM

Salazar disse...
Queixa de Taxi Táxi Aeroporto Lisboa - 13-08-2010, 00:20;

Matricula 55-GL-89 , 55 GL 89 , 55GL89 , Táxi

Central Táxis: N/D
Licença Motorista: Não visível;

Taxista meio hooligan, careca - cabelo rapado, mau comunicante, rude e agressivo para com o cliente.

Perfil psicopata não compatível com o exercício da licença de Táxi por motivos de segurança, ou seja, mais um mafioso, mafiolas da camorra do outro que devia ser caçado.

Também não me parece ser a ANTRAL a responsável pela regulação e supervisão de um serviço comunitário.

O IMTT a Polícia (que trabalheira que iremos ter depois...) ou outro serviço pago pelos nossos impostos deveria tomar conta da situação, utilizando eficientemente as nossas queixas para rapidamente identificar casos recorrentes.

Mas da maneira que Portugal anda desgovernado, como diria o Professor Medina Carreira, NÃO HÁ SOLUÇÃO !

O melhor nestes dias é apostar na comunicação entre cidadãos para tratar dos assuntos pendentes, dependurá-los, tratar-lhes da saúde, educá-los...

Na dúvida, seguirá para o IMTT, devidamente fundamentado, de preferência.

PS PS PS
2:11 AM

Anónimo disse...
li varios comentarios neste blog mas oarece que ninguem sabe muito bem do que fala.
1. Malas com rodas sao sim para serem postas na mal o sr. sertamenta tambem tera um carro e de certeza que a mete na mala do carro no taxi tambem e assim e nao e por utilizar a mala que ira pagar 1,60€ pois mesmo a levando dentro da viatura teria de pagar na mesma.
2. os taxistas sao pessoas como as outras asseio tambem falta muito em muitos trabalhos nao devemos mandar pedras pk todos temos telhados de vidro
3. e normal que muitas das vezes eles fiquem chateados com os serviços pequenos pk nos pagamos as taxas todas que nos pedem para andarde aviao mas depois nao se da nada ao motyorista de taxi e achamos caro uma corrida de 10€ para telheiras sera que saia mais barato com o nosso carro o motorista esteve ali pelo menos 1 hora a nossa espera.
4 e a verdade e que a gente tem os taxis de aeroporto mais baratos da europa.5
por isso de uma proxima que andem de taxi pensem duas vezes no que pensam das pessoas e nao olhem so para o vosso umbigo.
10:07 PM


5 comentários:

Luís Serpa disse...

Como a certa altura viajava muito comentava frequentemente o caso com os taxistas. Todos eles me diziam que a ANTRAL não era solução. Um dia um deles me disse-me porquê.

Não reproduzo porque não quero criar problemas, mas nesse dia lembrei-me de uma história passada em Moçambique: dois polícias assaltaram um casal de turistas portuguese. Como não tinham muita prática (normalmente os polícias em Moçambique alugavam a farda aos ladrões; mas aqueles eram mais empreendedores e resolveram maximizar o potencial económico dos uniformes) depois do assalto voltaram para a sua esquadra, que era ali perto.

E que foi, naturalmente, a esquadra onde as vítimas foram apresentar a queixa.

BRUXA disse...

Felizmente que, o Metro vai estar á porta!

Xico205 disse...

Que bom ir de metro...via Moscavide!

Anónimo disse...

Os portugueses e outros são enganados nos taxis e em outros serviços porque nunca se ralam em informar-se e muitas das vezes não se queixam Lisboa tem pelo menos 3000 taxis muitos teem 2 motoristas ou seja são +/- 6000 motoristas querem que as entidades adivinhem? os preços e as condições do serviço estão na tabela que está e deve estar sempre na porta traseira do lado esquerdo onde está o preço das bandeiradas do serviço á hora o preço do km e o terror de 1.60€ a bagagem que só é cobrada se ultrapassar a altura largura e cumprimento que estão lá e que vem no diario da republica. que eu saiba nas viaturas a bagem nao leva cinto logo é um perigo em caso de acidente. como em todas as profissoes existem pessoas que são maus profissionais e por isso quem quiser fazer quixa deve pedir o recibo para fazer prova e o numero do cap cartao que o motorista tem que ter á mostra no tabier do carro

Unknown disse...

A verdade é que após ter feito alguma investigação antes de desenvolver uma nova area de negócio ligada aos táxis descobri uma situação fantástica... Não existe legislação para regular o funcionamento das Centrais de Táxis???? Informámos a ANACOM, a Direcção Geral do Consumidor entre muitas outras entidades em que nessa carta de apresentação solicitavamos o apoio dessas entidades no que toca à parte juridica, procedimentos entre outras informações. Pois... apenas o IMTT e a ANACOM respondeu de forma muito genérica no caso do IMTT sendo que a ANACOM essa sim nos questionou sobre como seria prestado o serviço uma vez que também inclui uma forte componente de telecomunicações. Li a grande maioria dos comentários que são pelo que percebi de Clientes do serviço de táxis, falta mais interacção dos profissionais e de uma vez que sejam impostas regras tanto ao funcionamento das centrais que se regem pelo bom senso e demais regulação comum a qualquer empresa... De outra forma, o serviço de táxi está a ser fortemente "castigado" pela falta de poder de compra dos portugueses acrescido da falta de confiança dos consumidores irá gerar uma situação insustentável para os profissionais. As "máfias" como alguns comentaram só existem porque o REGULADOR não impõe regras claras e actuais ao sector. Muitas das normativas são da década de 70 e estão completamente desactualizadas!

Este é apenas um desabafo pessoal
de quem trabalha com profissionais a sério e que todos os dias os vemos serem prejudicados pela falta de regulação e por colegas menos criteriosos na forma como fazem as coisas... Os clientes obviamente são prejudicados... Ou seja NINGUEM SAI A GANHAR!

Bem hajam e espero que um dia tenha algo de mais animador e positivo para comentar. Entretanto...