30/03/2012

Imagem do Dia... Seca ... Alterações do Clima, Incêndios e destruição do Património Natural …


Devido à importância Global e Determinante do Tema para o Futuro do País
António Sérgio Rosa de Carvalho


Incêndios em Castro Daire e Penela dominados de madrugada
29.03.2012
Ecosfera PÚBLICO

Os fogos que deflagraram na manhã de quarta-feira em Castro Daire, no distrito de Viseu, e em Penela, no distrito de Coimbra, foram dominados esta madrugada, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio em Castro Daire foi dominado às 4h26 e o de Penela às 3h21. Segundo o site da ANPC, estão activos neste momento no país quatro incêndios, sendo que os mais relevantes lavram em Covelinhas, no distrito de Viseu, e em Santo Tirso, no distrito de Braga, ambos em zonas de mato. Desde as 0h desta quinta-feira foram já contabilizados 35 fogos.

A ANPC registou na quarta-feira 331 ocorrências de incêndios florestais (floresta e mato). O combate às chamas envolveu 4519 operacionais, apoiados por 1288 veículos.

Segundo o Instituto de Meteorologia, 15 concelhos de seis distritos de Portugal continental apresentam nesta quinta-feira risco “muito elevado” de incêndio – o segundo mais grave de uma escala de cinco, variando entre “reduzido” e “máximo”.

O Instituto de Meteorologia prevê para esta quinta-feira temperaturas máximas de 24 graus Celsius em Lisboa, 26 no Porto e 18 em Faro

Sem comentários: