15/03/2012

Governo aprova fusão entre Carris e Metro de Lisboa

in Público, 15 Março 2012. Por Raquel Almeida Correia

O Governo aprovou a fusão da Carris e do Metropolitano de Lisboa, que dará lugar à Empresa de Transportes de Lisboa. O mesmo se passará futuramente com o Metro do Porto e a STCP e ainda com a Transtejo e a Soflusa, embora estes dois processos não tenham tido ainda luz verde.

Quanto à junção entre a Carris e o Metro de Lisboa, haverá uma única administração para as duas empresas, que será composta por quatro elementos, não cabendo aos gestores qualquer abono adicional em virtude da acumulação de funções.

De acordo com o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, a fusão entre o Metro do Porto e a STCP, também prevista no Plano Estratégico dos Transportes, deverá estar concluída “até ao final do mês de Abril”. E, até ao Verão, deverá ser fechado o processo que unirá a Transtejo e a Soflusa, que gerem as ligações fluviais no Tejo.

Estes prazos foram definidos para que “até ao final do ano em curso” se possa “começar a preparar as concessões” das novas empresas fundidas para alienação a privados, referiu o responsável. O Governo já tinha dito anteriormente que pretendia entrar em 2013 já com este passo dado.

Sem comentários: