19/03/2012

Estratégia para retirar pessoas da rua está muito atrasada


A Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo, lançada há três anos, está muito atrasada em Lisboa, segundo as instituições que diaramente trabalham no terreno e que garantem receber cada vez mais pedidos de ajuda.



Apresentada em março de 2009, a estratégia prevê a criação de condições para retirar dois mil sem-abrigo das ruas até 2015.
"Em Lisboa as coisas estão bastante atrasadas, tendo em conta que não é fácil juntar tantas instituições e onde há também uma grande concentração de pessoas sem-abrigo", disse à agência Lusa o coordenador das equipas de rua da Comunidade Vida e Paz.
Celestino Cunha afirmou que "a estratégia tem um tempo delineado até 2015 e que Lisboa está a fazer o seu trabalho", mas reconheceu que "ainda há bastante caminho a fazer".
Observou que o facto de haver três entidades responsáveis pelo plano na cidade - Santa Casa da Misericórdia, Câmara de Lisboa e Instituto de Segurança Social (ISS)- "não favorece a tomada de decisão".
"São condições particulares da cidade, onde há muita necessidade, muita resposta, mas articulá-la é um desafio constante que cabe a todos", sustentou.


-----------------------------------

É melhor nem tentar imaginar o que seria das pessoas carenciadas sem instituições como a
Comunidade Vida e Paz, que faz um trabalho extraordinário! Argumentar com a dificuldade de coordenação das equipas no terreno só demonstra a inépcia desta gente! Ou não ! Talvez seja Organização a mais!

Sem comentários: