13/03/2012

Cuidado com os amigos do alheio!

Se alguma vez encontrar colado na sua porta qualquer autocolante com estes símbolos, retire-os imediatamente pois são utilizados como forma de comunicação entre grupos de assaltantes. Divulgue!

3 comentários:

TMA disse...

Atenção a estes papeis!
Não conheço numa Secretaria de Segurança Pública e muito menos uma Superintendência da Policia técnico-científica.

Chas. disse...

Esse aviso é brasileiro não sei se enquadra com os modelos dos amigos do alheio nacionais.

Anónimo disse...

Esta informação é falsa.

Citando:

Um e-mail a denunciar um código de comunicação usado por assaltantes tem circulado, desde o início do ano, pelos correios electrónicos da população viseense. A PSP de Viseu confirma a existência do documento, mas não lhe confere veracidade.
Identificado como um documento pertencente à Secretaria da Segurança Pública Superintendência da Polícia Técnico-Científica, o e-mail denuncia a existência de um grupo de ladrões que, para comunicarem entre si, colocam símbolos nas portas e campainhas das habitações.
Segundo o documento, os assaltantes actuariam em dois grupos, um de reconhecimento da zona, que colocaria sinais específicos sobre o período favorável ao furto, e um segundo grupo efectuaria o assalto. A sinaletíca não seria identificada pela população como mensagem de comunicação entre os ladrões. Por exemplo, uma seta na vertical significaria “habitação fácil de assaltar pela manhã”, dois semicírculos sublinhados representaria “criança sozinha de manhã”.
“O e-mail é mentira. Só o nome da organização, que não existe, é suficiente para deitar por terra essa informação”, afirma o intendente da PSP de Viseu, Constantino Ramos.
Motivadas por um sentimento de insegurança, lojas comerciais e administradores de condomínios afixaram o código dos ladrões. “Ao termos conhecimento do papel sentimos alguma segurança, porque ficámos a conhecer o código”, afirma o administrador de um condomínio de Viseu, incrédulo com a possibilidade do e-mail ser falso. “Trata-se de uma brincadeira de mau gosto. Há mais espalhados pela cidade. Vou confirmar com as autoridades para tirar a limpo a situação”.
A PSP de Viseu reconhece que estas situações servem para “potenciar a insegurança” e que as pessoas só devem afixar informação “que provenha de organizações com credibilidade”. A polícia tenciona esclarecer os cidadãos que afixaram a informação Em termos legais, o criador desta mensagem pode ser acusado de denúncia caluniosa.

http://www.jornaldocentro.pt/?lop=co...p_edicao%5D=47