28/02/2012

MAI já deixou edifício do Terreiro do Paço que vai ser Pousada de Portugal

in Ionline. Por Isabel Tavares, 28 Fev 2012

Localizado na ala ocidental da Praça do Comércio, o projecto, com uma renda anual de 300 mil euros, está à espera de licenciamento



O Ministério da Administração Interna já saiu do edifício do Terreiro do Paço, em Lisboa, que em breve será mais uma Pousada do Portugal, um projecto do grupo Pestana.

O contrato de concessão, assinado ainda pelo governo Sócrates, por 15 milhões de euros, cede a exploração do edifício, por um período de 50 anos, à Enatur, empresa detida em 49% pelo grupo hoteleiro Pestana.

Agora, ficam a faltar as aprovações e licenciamentos camarários para que o projecto possa seguir em frente. O objectivo era ter a pousada a funcionar no edifício histórico, o mais tardar, em 2014.

O plano inicial aponta para uma unidade da rede Pousadas de Portugal num conceito moderno, com 80 quartos, restaurante, bar, salas para reuniões e, se autorizada, uma piscina interior, tudo no edifício histórico da baixa pombalina, situado na ala ocidental da Praça do Comércio.

Além da renda anual de 300 mil euros, 25 mil euros por mês, o projecto exige um elevado esforço de investimento na recuperação e transformação do velho edifício, até aqui ocupado parcialmente pelo Ministério da Administração Interna, e que faz parte da revitalização da baixa lisboeta.

Os diversos serviços do Ministério da Administração Interna que ocupavam o local, entre os quais uma esquadra da PSP, foram transferidos para a zona oriental da Praça do Comércio, também ocupada pelo Ministério das Finanças, e para as instalações do antigo Governo Civil de Lisboa.

O Grupo Pestana Pousadas, constituído pelo grupo Pestana (59,8%), pelo grupo CGD (25%), pela Fundação Oriente (15%) e pela Abreu e Portimar (0,2%) comprou ao Estado 49% do capital da Enatur – Empresa Nacional de Turismo em 2003, depois de o governo liderado por Durão Barroso ter decidido privatizar parte da empresa para fazer face a uma situação de resultados negativos acumulados ao longo de mais de uma década, e com um milhão de euros de prejuízo só em 2002.

Os últimos dados disponíveis, apontam para resultados líquidos de 1,371 milhões de euros em 2010, ano em que a Enatur tinha activos de 11,751 milhões de euros e um passivo de 35,764 milhões de euros. Nos últimos anos, a empresa tem vindo a reduzir a sua estrutura de custos e a vender algumas das suas cerca de 40 pousadas.

O objectivo é concessionar a exploração de pousadas à iniciativa privada e supervisionar a exploração dos estabelecimentos hoteleiros da rede de Pousadas de Portugal. A actividade tem estado agora centrada na conservação e recuperação de monumentos e outros edifícios de valor histórico-cultural para aproveitamento turístico, nomeadamente de espaços disponíveis pertencentes ao Estado.

Também o grupo Pestana tem vindo a reorganizar a sua estrutura, com a integração das marcas Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal, até há pouco tempo geridos de forma autónoma.

Em 2010, a marca Pestana foi avaliada em 104 milhões de euros pelo Brand Valuation Forum. Fora de Portugal, o grupo está em nove países (Inglaterra, Alemanha, Brasil, Argentina, Venezuela, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), e entre 2012 e 2013 abre novas unidades em Casablanca, Marrocos, Miami e Estados Unidos, já este Verão, e um cinco estrelas, o Pestana Montevideu, no Uruguai, no ano que vem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando Santana Lopes (na minha opinião, um péssimo presidente da CML) falou de instalar hotéis de charme no Terreiro do Paçp, todos lhe caíram em cima.

Afinal, basta a CML ter mudado de cor para já ser porreiro, pá.

Abóbora.

Lisboa na ponta dos dedos disse...

Estou a tentar investigar o projeto, mal tenha novidades aviso.