31/01/2012

Passe do metro e da Carris que inclui estacionamento aumenta para 51,5 euros


O passe mensal que inclui o estacionamento nalguns parques de Lisboa e a utilização do metro e da Carris vai passar a custar 51,5 euros, em vez dos actuais 49 euros. A oposição do vereador da Mobilidade de Lisboa terá travado a intenção dos operadores de transportes de aumentarem o preço deste título em 22,4%.
Este passe foi lançado em Outubro de 2011, depois de vários meses de negociações para se chegar a um acordo sobre como seria feita a repartição das receitas entre as entidades envolvidas. "É um passo de gigante que foi tirado a ferros", admitiu na altura o vereador Fernando Nunes da Silva. A partir de amanhã, este título com pouco mais de três meses de vida vai custar 51,5 euros. Mas o vereador garante que a vontade dos operadores de transportes que integram o sistema de park&ride, defendida junto da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, era aumentar o seu preço em 22,4%.
Aliás, na informação sobre o novo tarifário disponível na página da Internet do Metropolitano de Lisboa constava ontem a indicação de que o passe Carris/metro/estacionamento passaria a ter um custo de 60 euros.
Já o passe que permite aos seus utilizadores viajarem no metro e estacionarem no parque de Alvalade vai sofrer um aumento de 14%, de 41,2 para 47 euros.
Ontem a Comissão de Utentes da Linha de Sintra e a Comissão de Utentes da Mobilidade e Transportes de Sintra contestaram, em comunicado conjunto, o "aumento dos preços, a supressão de serviços e a privatização das empresas de transportes públicos", considerando que está em causa "um ataque aos direitos dos utentes". I.B.in Público

Sem comentários: