10/01/2012

CML reforça limpeza das ruas para 'deixar a cidade impecável'


In Sol Online (9/1/2012)


«A Câmara de Lisboa vai realizar acções especiais de lavagem em toda a cidade, durante mais de um mês, apelando aos munícipes para manter as ruas limpas, sem dejectos caninos nem dos pombos, anunciou o vereador da Limpeza Urbana.


«Elevados meios humanos e materiais das equipas do departamento de Higiene Urbana» da Câmara Municipal de Lisboa (CML) vão estar mobilizados a partir desta terça-feira e até dia 20 de Fevereiro numa «grande acção de reforço da limpeza e lavagem», que vai abranger mais de 50 locais de Lisboa.

«Todos os anos devemos ter mais acções específicas de lavagem e limpeza, o que pode melhorar bastante o aspecto da cidade», disse o vereador responsável pela limpeza da cidade, José Sá Fernandes.

O autarca considera que «no geral, a cidade não está mal» em termos de limpeza das ruas, mas «com estas acções de lavagens profundas, pode melhorar bastante».

A Câmara vai intervir nos «sítios mais problemáticos», colocando na rua «bastantes pessoas e bastantes mangueiras» e realizando «bastantes varreduras», explicou o vereador, que acrescentou que a iniciativa não vai representar um acréscimo de custos para a CML.

O objectivo do município lisboeta é apelar aos munícipes para que mantenham as ruas limpas, após este reforço da lavagem, que pretende «deixar a cidade impecável». Uma sensibilização que será feita através da distribuição de «pequenos panfletos» e no contacto directo com os lisboetas.

Habitualmente, a Câmara de Lisboa assegura duas a três lavagens semanais dos bairros históricos, mas noutras zonas da cidade essas limpezas são muito menos frequentes, chegando a ocorrer apenas uma vez por semestre, explicou Sá Fernandes.

Com esta iniciativa, a CML quer também responder àquela que é uma das principais reclamações dos lisboetas: o excesso de dejectos caninos e de sujidade causada pelos pombos.

Para contrariar esta realidade, o município vai distribuir materiais informativos a pedir aos munícipes para que não alimentem os pombos, de forma a que a autarquia consiga controlar esta população, além de insistir na recolha dos dejectos pelos donos dos cães.

«Vamos ainda pedir aos lisboetas que cumpram os horários de colocação do lixo na rua e que não atirem beatas para o chão», adiantou o vereador.

A acção arranca esta terça-feira no bairro do Rego e vai passar por locais como o bairro 2 de Maio, Lapa, Avenidas Novas, bairro Padre Cruz, Campo de Ourique ou Alto do Lumiar.

Lusa/SOL»

8 comentários:

FeminineMystique disse...

Tudo muito bonito, mas enquanto não se passarem multas a sério por colocar sacos de lixo na rua, junto a ecopontos, e por não se apanhar o cocó do cão, istonão passa do equivalente urbano a lavar a cara uma vez por ano.

Xico205 disse...

A Câmara culpa os municipes pelos dejectos de pombos!!! Isto é que é sacudir a água do capote e passar um atestado de estupidez aos municipes. De facto até são estupidos senão não tinham eleito este executivo.

Se querem multar quem deixa um saco de reciclagem junto a um ecoponto cheio, então o melhor é os municipes deixarem de fazer reciclagem, já que estão a dar milhões a ganhar à câmara e esta ainda lhes cobra mais uma taxa!!! Se a câmara de Lisboa morde a mão que lhes dá de comer entao o melhor é acabar a reciclagem, ou então os municipes mais afortunados passam a mandar caixas dos correios com lixo de reciclagem para a morada do antónio costa no Intendente, para ele decorar o tal palácio que custa uma fortuna aos municipes.

Anónimo disse...

Mentirosos compulsivos, esses da CML.

Por toda a Lísbia (que isto há muito deixou de ser Lisboa) a porcaria campeia.

O lixo, os ecopontos a deitar por fora, os cacos por todo o lado, o cheiro a urina (neste domínio, agora que não chove faz tempo, está quase tão pavoroso como costuma ficar no Verão) mostram à saciedade que o terceiro-mundo se instalou aqui.

Anónimo disse...

Ainda me lembro do Costa, em pleno Rossio, a acompanhar o pessoal da limpeza que desincardia (a palavra foi mesmo essa) Lisboa, que obviamente estava encardida antes de ele lá chegar.

Esta vereação não se enxerga mesmo...

Anónimo disse...

As pessoas deixam lixo junto dos ecopontos não necessáriamente por serem porcas mas sim porque acham mesmo que o ecoponto é também um depósito de lixo. Na realidade trata-se de ignonrância e são urgentes campanhas de sensibilização e informação à população.

Anónimo das 5:57 PM disse...

Correcção: desencardia (e não desincardia).

Miguel disse...

Olá,

Fiz uma pesquisa no google e vim parar aqui.

De facto, estas "limpezas" da CML são anedóticas.

Se não tivesse lido este artigo, nem imaginaria que algum cuidado "extra" ALEGADAMENTE estive a ser posto em prática, porque todos os sítios por onde passo a situação lamentável é a mesma.

Cocó de cão nos passeios... lixo por todo o lado... beatas isso nem falo...

É engraçado como o Governo se queixa muito de dívida mas depois não se aproveita da falta de civismo dos portugueses para CUMPRIR A LEI e passar MULTAS, enchendo assim os cofres. Num país civilizado as pessoas são multadas por estarem a deixar dejetos nos passeios; são multadas por deixarem os carros estacionados em cima dos passeios (em Lisboa só em zonas de maior movimento! no resto do País, UMA BALDA).

Quanto às "campanhas de sensibilização", isso é outra treta. Pois infelizmente a maioria das pessoas que cospe para o chão, deixa dejectos dos cães nos passeios e espalha lixo não quer saber de sensibilização, estão-se nas tintas. Isto só vai lá com policiamento e multas. Olha, até é uma forma de criar empregos... se tiverem falta de pessoal, criem uns 20 ou 25 "revisores" desta matéria e vão ver se com multas as pessoas não começam a pensar duas vezes.

O principal problema de Portugal é que há leis mas não são para cumprir... é o "deixa andar". E é por se premiar a atitude do "deixa andar" que depois entramos num caos, numa balda, num descalabro. E alguém tem que dizê-lo!

vitor santos disse...

uma fiscalização intensa com multas a doer e acredito que as ruas estariam mais asseadas.....e reforçando o quadro de pessoal ....porke e notorio a falta de assistentes operaçionais na limpeza urbana.....