25/12/2011

Tempo estraga Natal a incendiário da Elias Garcia

Edifício devoluto, que ameaçava derrocada e que se esperava já ter ruído há muito, acabou esta madrugada consumido por chamas.

Depois de anos à espera que o tempo fizesse a sua parte, o fim do edifício nºs 73-75 da Avenida Elias Garcia chegou na madrugada de dia 25, não pela mão da gravidade, mas sim por fogo posto.

O incêndio, que terá deflagrado por volta das 04:30, obrigou à evacuação de 64 pessoas mas, mais grave, acredita-se ter obrigado incendiário a sair de casa na noite de natal, impedindo-o de o passar com a família

Chamas e mais chamas, foi esta a solução para um problema que se arrastava há demasiado tempo.
Depois de duas tentativas de fogo posto fracassadas, durante 2011, os fogos foram desta vez ateados em todos os pisos, táctica que se mostrou mais eficaz. Após a derrocada das traseiras, espera-se agora que fachada venha também abaixo para operação ser completamente bem sucedida.

Das 64 pessoas evacuadas, 44 moradores terão de encontrar um local alternativo para passar a noite e só poderão regressar a casa depois de serem dadas garantias de segurança dos dois edifícios vizinhos.



Revolta geral

Enquanto alguns moradores estão revoltados com facto de as autoridades nada terem feito para prevenir uma situação que já estava sinalizada desde o ano passado, outros estão apenas desiludidos com o tempo.
“Aos meses que isto já devia ter caído e teve o homem de vir pegar fogo a isto na noite de Natal, se não nunca mais! Às tantas até teve de comer o bolo-rei à pressa! Nem o mau tempo, nem as chuvadas, já nada faz o que devia fazer... a continuar assim não sei onde vamos parar” desabafava uma moradora da zona.

Também alguns sem-abrigo presentes no local manifestaram a sua indignação.
Para Jorge Tristão, “a situação já ultrapassou o limite do ridículo. Então as pessoas querem deitar abaixo e os culpados somos nós? Que não façam obras e que prefiram deixar cair compreendo, sempre é mais barato que uma demolição e até podem argumentar que não sabiam e tal, mas que peguem fogo a tudo e que depois os culpados sejamos nós acho simplesmente inadmissível!”

É de prever que este caso tenha um fim semelhante a tantos outros que aconteceram no passado e onde se fecharam os olhos, legalizando aquilo que num país civilizado seria considerado crime.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas porque raio as autoridades ainda nada fizerem em relação ao proprietário do lote? Metam o gajo na prisão!

Xico205 disse...

Maneira rápida e prática de resolver assuntos que as auturidades oficiais negligenciam.

Filipe Melo Sousa disse...

Crime é viver anos à borla na casa dos outros

Filipe Melo Sousa disse...

ainda há aqui gajos que querem prender o proprietário que foi roubado durante décadas. em vez dos ocupas parasitas que se queixam e choram

Xico205 disse...

Agora estão com muita pena dos sem-abrigo que ficaram sem casa para ocuparem, mas todos aplaudiram a demolição de prédios na Zona J de Chelas, na Quinta das Laranjeiras, no Bº do Aleixo no Porto etc... Milhares de pessoas a precisar duma casa em Portugal, as autoridades estatais sem conseguir dar resposta (dizem eles, essa cambada de mentirosos eleita por uma maioria de eleitores estupidos); e os idiotas dos politicos a gastarem milhões de euros em demolições de casas habitáveis com alvará para darem tacho a certas empresas (sempre ás mesmas) com o pretexto que erm sitios onde se vendia droga!!! Que eu saiba vende-se droga em todo o lado. Usando esse argumento não sei do quê que estão à espera para deitar abaixo todo o Bairro Alto e Baixa pombalina, porque aí é dos sitios onde se vende mais droga.