20/12/2011

Parpública começa a ser extinta em 2013

In I Online (20/12/2012)
Por Agência Lusa


«A Parpública, empresa gestora das participações públicas, começa a ser extinta em 2013, altura em que o Governo pretende ter concluída a maioria dos processos de privatização, de acordo com a nova versão do memorando de entendimento com a 'troika'.

No capítulo das privatizações, o Governo adianta que a privatização da EDP e da REN está na fase final, devendo a alienação da participação pública na elétrica, liderada por António Mexia, estar concluída em janeiro de 2012 e, no caso da gestora da rede elétrica, a transação deverá acontecer "no início de 2012", diz o documento a que a Lusa teve acesso.

Entretanto, o Governo adianta que avançará com a venda da posição na Galp e da restante participação na REN, em mercado livre, o que "poderá ser adiado até as condições de mercado melhorarem".

Na segunda revisão do acordo com a 'troika', o Governo manifesta a intenção de lançar a venda da CP Carga até meados de 2012, estando também a iniciar a privatização da ANA, companhia gestora dos aeroportos nacionais, e da TAP, cuja venda deverá estar concretizada no final de 2012.

Entretanto, no segundo semestre do próximo ano, o calendário do Governo prevê que seja lançada a privatização dos CTT com o objetivo de concluir a venda no início de 2013. "Temos ainda planos para a venda parcial da RTP e da Águas de Portugal bem como a alienação de concessões no transporte público de passageiros em Lisboa e no Porto, após a conclusão da reestruturação das empresas destas cidades.

Cumpridas os vários processos de privatizações, o Governo pretende ainda em 2013 começar a extinguir a Parpública, quando no anterior documento apenas referia que a empresa que gere as participações do Estado fosse "afetada pelas privatizações", o que levaria a reconsiderar o seu papel.»

Sem comentários: