18/11/2011

Presidentes de câmara da AML chumbam cortes nos transportes


Depois dos vereadores da Mobilidade e dos Transportes, ontem foi a vez de os presidentes das 18 câmaras da Área Metropolitana de Lisboa (AML), reunidos na junta metropolitana, chumbarem as propostas do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar a reformulação da rede de transportes públicos.

À saída da reunião da Junta Metropolitana de Lisboa, o seu presidente, Carlos Humberto Carvalho, explicou que a "discordância" é dupla: os autarcas criticam a "metodologia", nomeadamente por a junta não ter sido chamada a integrar o grupo de trabalho, e opõem-se ao "conteúdo" a que chegou. Os presidentes de câmara consideram que as propostas, que passam, no essencial, por cortes no serviço do metropolitano, Carris, Transtejo e CP, "têm em conta fundamentalmente questões financeiras". E deixam de fora, diz Humberto Carvalho, questões como "os impactos no território, o desenvolvimento económico, a vida das pessoas e a atractividade dos transportes públicos".

O presidente da Câmara do Barreiro diz ainda que no documento dado a conhecer aos municípios (cuja versão final deve ser entregue ao Governo até 30 de Novembro) não há dados que suportem as alterações. E garante que esta tomada de posição foi "consensual" na junta, que reúne autarcas da CDU, PSD e PS. Também a comissão de trabalhadores do metro de Lisboa classifica os cortes sugeridos como uma "brutal ofensiva contra o serviço público de transportes, os trabalhadores das empresas e contra as populações". Inês Boaventura in Público.

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Nessa história das 23h, parece-me que foi precisamente ao contrário, i.e., que foi o grupo de trabalho que comunicou aos presidentes de câmara que o metro manterá o horário e os cortes na carris serão menores e não o ... contrário, he, he, he.

Xico205 disse...

E arranjar um mapa da rede actualizado?!!

Anónimo disse...

http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1196

Anónimo disse...

E nos tst do montijo é uma vergonha,carreiras para o montijo terminão ás 23 horas em trinta aviajar na mesma nunca vi nada igual.