13/10/2011

Um "Largo" esquecido na Rua das Pedras Negras/Protesto à CML





Exmo. Senhor Presidente da CML


Voltamos a reclamar de Vossa Excelência uma atenção especial ao paupérrimo estado em que continua a estar o espaço público em Lisboa, bem como à necessidade de corrigir este estado de coisas, sendo que o presente se refere a um "largo" desperdiçado em pleno coração da freguesia histórica da Sé.

A nosso ver, trata-se de um interessantíssimo espaço urbano, esquecido entre a Igreja de Santo António e a Sé, que deveria ter uma utilização bem mais justa do que servir simplesmente para arrumo de automóveis particulares, sob o lema de "quanto mais carros, melhor", e com a "ajuda" diária de "arrumadores".

Este espaço, se for devidamente arborizado e pavimentado, se voltar a ter bancos de jardim, talvez um quiosque de bebidas; poderia ser rapidamente transformado num espaço verdadeiramente público - e assim servir TODOS os cidadãos e não apenas quem quer estacionar o automóvel.

Infelizmente, muitos outros espaços de Lisboa sofrem do que agora expomos. Exemplos: Largo do Correio-Mor, Largo dos Loios, Largo do Menino Deus, Largo Rodrigo de Freitas, Largo do Limoeiro, Largo do Caldas; todos ocupados pelo estacionamento ... apesar de entretanto já terem sido inaugurados dois parques de estacionamento público, nas Portas do Sol e no Chão do Loureiro.

Daí questionarmos as razões que fazem com que a CML invista milhões de euros do erário público em parques de estacionamento quando depois o espaço público em redor se mantém inalterado, exactamente com o mesmo excesso de lugares de estacionamento à superfície! Não será isso, para além de um claro desperdício de dinheiros públicos, uma assinalável falta de consideração pelos direitos dos peões?

É com certeza uma falta de respeito pelos espaços históricos da capital.

Fazemos daqui um renovado apelo à CML para que reveja urgentemente a situação inaceitável em que ainda se encontram estes largos históricos no pós-inauguração dos parques das portas do Sol e do Chão do Loureiro.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Fernando Jorge, António Branco Almeida e Bernardo Ferreira de Carvalho

5 comentários:

António C. disse...

Apoiado! infelizmente em Lisboa há muitos largos apertados, por automóveis...

lmm disse...

Quando é que vou ver na minha cidade, praças agradáveis, cuidadas, sem carros e com pessoas a usufruirem dos espaços verdes, das esplanadas, das lojas, dos mercados de rua?

Filipe Melo Sousa disse...

onde recomenda então os moradores que deixem o carro? a quilometros dali e que durmam fora de casa?

Anónimo disse...

e ainda: Largo de São Sebastião da Pedreira,...

Xico205 disse...

lmm disse...
Quando é que vou ver na minha cidade, praças agradáveis, cuidadas, sem carros e com pessoas a usufruirem dos espaços verdes, das esplanadas, das lojas, dos mercados de rua?

11:52 PM

-----------------------

Tens o campo de Santa Clara, tens as praças do Colombo, Amoreiras, Vasco da Gama, etc.

Esses largos com carros são precisamente os unicos sitios possiveis de estacionar nas redondezas. Mas se és contra automoveis nos ditos largos, o melhor é mandar abaixo esses bairros velhos que não se adaptam à época contemporânea. Pelos vistos quem lá reside vive de acordo com a época contemporânea, as ruas é que estão desatualizadas.