12/10/2011

Parabéns e contem connosco!

Acaba de ser fundada a Associação Portuguesa de Arte Outsider, um verdadeiro acontecimento cultural, colmatando uma lacuna existente há muito no panorama das nossas artes plásticas.
Dos corpos sociais fazem parte Eduardo Nery, Vítor Freire, Raquel Henriques da Silva, Joana Vasconcelos, Helena de Freitas (Museu Paula Rego) e Alexandre Pomar, sendo desde já associados fundadores Simonetta Luz Afonso, Maria Filomena Mónica, Azevedo e Silva (Presidente da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia) os psiquiatras António Pacheco Palha e Adrian Gramary, e outras figuras de Lisboa e do Porto ligadas às artes plásticas, à arte-terapia, e à investigação neste domínio.


(DESENHO DE JAIME FERNANDES)

A Arte Outsider (Art Brut na designação francesa) não segue os padrões institucionalmente aceites, sendo criada por autores autodidactas, por vezes com perturbação psíquica. Em expansão noutros países mas quase desconhecida em Portugal, é uma arte inovadora e autêntica, que reflecte o sentir profundo dos seus autores, e que influenciou no século XX movimentos como o surrealismo.

A Associação agora fundada (com contactos internacionais já estabelecidos), tem por finalidade divulgar o conceito desse tipo de arte, promover autores, salvaguardar obras (recorde-se o desaparecimento dos desenhos de alguns artistas outsider, como do famoso Jaime Fernandes), implementar levantamentos e estudos, criar um Atelier específico, entre outras.

Projecto empreendedor, abrangendo novos públicos, com repercussão no desenvolvimento do turismo cultural, a Associação também promete a realização de exposições de grande impacto, de artistas inéditos ou desconhecidos, e a luta pela continuidade e desenvolvimento do Museu do Hospital Miguel Bombarda, o único de Arte Outsider aberto na Península.

A Associação pode ser contactada através do email aparteoutsider@hotmail.com.

4 comentários:

Anónimo disse...

Agora só falta pendichar dinheiro para chular o contribuinte inculto e bruto...a bem do prestígio nacional...

Anónimo disse...

em berkeley isso chamava-se junk art...

mas desde que a associação se auto-sustente tudo bem.

Filipe Melo Sousa disse...

que raio de eufemismo é este? associação de vandalismo e graffitis?

Anónimo disse...

Quando estive em Oxford chamava-se a esse tipo de opiniões "narrow minded"

Bem, quanto aos outros, só demonstram que a Associação é mesmo necessária: não sabem o que é Outsider Art ... confundir com graffiti é incrível.

Leiam melhor o Texto, e existe uma coisa que se chama Google ...Vão lá, ver o que é essa coisa de Outsider Art