20/10/2011

Moradores exaltados querem sossego e os estacionamentos de volta às Avenidas Novas

In Público (20/10/2011)
Por Carlos Filipe

«Mudanças no trânsito agitam residentes. Vereador da Mobilidade de Lisboa ameaçou abandonar sessão de esclarecimento

O intenso trânsito, a forma caótica e os sentidos em que circula, os autocarros, as obras do parque de estacionamento, mas, acima de tudo, o que dizem ser a carência de lugares para o estacionamento automóvel, são as principais queixas de alguns residentes nas ruas de D. Filipa de Vilhena e de Alves Redol e na Avenida de João Crisóstomo, inseridas na chamada zona das Avenidas Novas, ao Arco do Cego, em Lisboa.

Anteontem à noite, em ambiente de grande exaltação, voltaram a dirigi-las ao vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, durante uma sessão de esclarecimento, no Palácio Galveias, promovida pela Junta de Freguesia de N.ª S.ª de Fátima. A reunião foi a tal ponto conturbada que o vereador ameaçou abandonar a sala.

Nunes da Silva não gostou quando o chamaram mentiroso, alertou que não estava ali para discutir os lugares de estacionamento de cada um diante de cada prédio e fez notar que aquele não era o local indicado para debate político.

O responsável camarário ainda não tinha concluído a sua introdução ao tema, mas tão-só o enquadramento (macro) ao esquema viário actual de toda a cidade – que a câmara melhorar –, quando ameaçou abandonar a sala. Foi apupado e acusado de não querer responder às perguntas, ou de estar a dar uma aula a alunos. Cerca de 50 cidadãos, maioritariamente residentes das três artérias referidas, e muitos deles convocados pela recém-criada Associação de Moradores das Avenidas Novas, não queriam ouvir falar de macro, mas sim de micro – o pequeno universo ruas –, do trânsito que dizem ser tico, da falta de estacionamento, das multas que, diziam, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa está a passar a residentes que estacionam noutras zonas que não as suas.

Onde estão os lugares?

Os queixosos estão incomodados com a falta de sossego que, dizem, lhes fugiu sem aviso, com as filas de trânsito, dos dois sentidos de circulação na Rua de D. Filipa de Vilhena, com a poluição dos autocarros que passaram a circular naquela rua e com o impasse criado na Avenida de João Crisóstomo, a nascente, devido à construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Rua de Alves Redol, nas traseiras do Instituto Superior Técnico. Nunes da Silva frisou que aquele novo esquema de circulação, que tem por eixo principal a Av. de Duque de Ávila (ligação Campolide-Alameda) e a Av. de Miguel Bombarda (Alameda-Campolide) – ambas um só sentido –, terá a João tomo e a D. Filipa de Vilhena (ambas com dois sentidos) em complementaridade, numa situação de trânsito local, o que foi aprovado em 2004.

Anunciou que deixarão de ser vias de distribuição, onde a velocidade será bem mais reduzida, e com dispositivo policial adequado, para punir o estacionamento abusivo. "Assim passe a Divisão de Trânsito da PSP para a alçada da Polícia Municipal, como é desejo da câmara", vincou o vereador, acrescentando que outros problemas serão resolvidos com um novo regulamento de cargas e descargas. Da assistência surgiram, dispersas, as mais variadas réplicas, sempre exaltadas: "Isso diz o senhor, que não mora aqui. Se não sabe o pesadelo que isto tem sido, venha cá ver"; "Se diz que fomos avisados, é mentira, ninguém nos avisou, eu não recebi folheto algum, colocado no correio ou no carro"; "Quando o camião vier abastecer o Pingo Doce, quero ver como vai ser, como passam os autocarros?"; "Onde está o estacionamento para os residentes? Para a PSP [junto à Casa da Moeda], aumentou; para nós, diminuiu."

O vereador garantiu que haverá mais estacionamento não só naquelas ruas, mas em toda a zona envolvente. »

9 comentários:

Anónimo disse...

Esse vereador é do mais incompetente e zaranza que imaginar se pode.

E continua a dispendiosíssima construção de parques subterrâneos quando toda a gente que chega à CML anuncia que se vão construir parques em edifícios. Não, que a especulação imobiliária está primeiro, ora bem!

Anónimo disse...

Portanto, querem mais lugares de estacionamento mas ao mesmo tempo queixam-se das obras de construção de... Um parque de estacionamento!

E a João Crisóstomo vai supostamente ter separador central com estacionamento estilo Rovisco Pais, pelo que não sei o que mais querem.

Só lhes dou razão quando dizem que deviam ter sido avisados com antecedência, mas isto de acharem que ter um lugar grátis à porta do prédio é um direito já enjoa. Principalmente numa zona tão bem servida de transportes.

Anónimo disse...

meu caro anónimo, a queixa é exactamente a falta de estacionamento à superficie que que cada morador paga, neste momento, 12€/ano para começar a pagar, com a retirada deste estacionamento, 40/50/60€ e mais para os bolsos de particulares e construtores destes mesmos parques!!!!
E VIVA A DEMOCRACIA!
este anónimo deve ter feito este comentário a mando do Sr. Silva!
DEVEM PENSAR QUE SOMOS TODOS IDIOTAS!!!!!!

Anónimo disse...

"Só lhes dou razão quando dizem que deviam ter sido avisados com antecedência, mas isto de acharem que ter um lugar grátis à porta do prédio é um direito já enjoa. Principalmente numa zona tão bem servida de transportes."

FANTÁSTICO ! ESTAS SÃO EXACTAMENTE AS PALAVRAS QUE O SR. SILVA PROFERIU NAQUELA "MAGNIFICA" SESSÃO DE ESCLARECIMENTO ...
O SR. DEVE ESTAR A DEFENDER-SE A SIM PRÓPRIO E A ESCREVER OS COMENTÁRIOS.

Anónimo disse...

Não é um lugar grátis - pagam um taxa. E estacionamento não é para moradores mas para outros veículos.

Anónimo disse...

Este país é uma vergonha: só assistimo a negociatas em todo o lado, gente corrupta, a CML é completamente prepotente em relação aos cidadãos. O Sr. Costa de se cuide ou vai ver o que lhe acontece ao seu lugar de presidente.

Anónimo disse...

não percebo porque não andam mais de bicicleta nas Avenida Novas.escola, compras.. É praticamente plano. A CML devia dar mais condições

Anónimo disse...

Deixem lá, este clone do Sr. Nunes da Silva deve ser o tal de 'Pedro' que anda a poluir todos os posts que não agradam ao patrão.

Pedro disse...

Ainda hoje passei a pé pela zona. Espero vir a ver a Miguel Bombarda como ficou a Duque de Ávila e a João Crisóstomo com tráfego local.