20/10/2011

Associação de Moradores das Avenidas Novas, na Revista do ACP de Outubro


Clique na imagem para ampliar

O número de Outubro da Revista do ACP, contem na sua página 14, um artigo sobre as alterações de trânsito na Av. João Crisóstomo e R. Filipa de Vilhena, elaborado com base numa entrevista que concedi, em nome da Avenidas Novas -Associação de Moradores das Avenidas Novas e inserido num texto sobre a mobilidade em Lisboa.

"Depois de confrontada com os sucessivos erros e promessas não cumpridas, a Câmara de Lisboa desdobra-se quase diariamente em anúncios irrealistas e exóticas com o propósito de impor à força menos carros na cidade", sacrificando para isso aqueles que vivem e têm os seus estabelecimentos comerciais na cidade. Para estes últimos muitas destas alterações, podem ser a machadada final, nos seus já muitos difíceis negócios.

Ver aqui o artigo completo


9 comentários:

João das Regras disse...

Quem vive na cidade deve deslocar-se de automóvel o menos possível, tirando aqueles que o utilizam por motivo profissional. Perante a oferta existente dentro de Lisboa, não se justifica o exagero no uso do automóvel. Lembro-me do exemplo de conhecidos que residiam nas Avenidas Novas (mesmo a calhar) e deslocavam-se para a Cidade Universitária de carro.
Repugna-me, isso sim, a ignorância de quem vive em Lisboa e culpa quem vem de carro proveniente arredores pessimamente servidos de transportes pela poluição, problemas de trânsito e estacionamento selvagem.
Também devem estes reduzir o recurso ao automóvel? Claro, mas cuidado com os extremismos.

Sobre esta situação do trânsito nas Avenidas Novas, já disse o que tinha a dizer num outro post.

Anónimo disse...

Ui, já foram pedir ajuda ao ACP para impedirem que a CML continue a guerra a todos aqueles que não conseguem ir a lado nenhum sem o seu carro! Tenham vergonha e deixem continuar aquilo que de muito bom foi feito na Avenida Duque de Ávila e que neste fórum ninguém parece comentar (como não podia deixar de ser, isto é um fórum português, só se diz mal e nunca se reconhece algo que é bom...).

Anónimo disse...

Que tristeza. Que falta de visão daquilo que é uma cidade do futuro... Precisa de ler um pouco mais sobre mobilidade sustentável, o futuro que se avizinha, e o que tem sido feito um pouco por toda a Europa (e já agora, EUA, que mesmo sendo o reino do automóvel, em muitas cidades já começaram a perceber que a solução é outra). Começo por sugerir, que veja estes videos bastante educativos: http://www.streetfilms.org/moving-beyond-the-automobile/

fil disse...

Mais uma acha para a fogueira onde arde a credibilidade deste Forum.

Nuno disse...

Que podre. Todo o mundo desenvolvido evolui no sentido de adequar a cidade aos transportes públicos, peões e bicicletas e nós mobilizamo-nos para fazer exactamente o inverso. O automóvel é um veículo eficiente... fora de cidades, como veículo de trabalho e se for com mais de 2 pessoas, fora isso é um empecilho poluidor e prejudicial para a saúde pública, um sumidouro de dinheiro e uma alavanca para muitos maus hábitos.

Anónimo disse...

Deviam ter vergonha de, num blog que defende Lisboa, estar a dar "tempo de antena" a esta clube pela defesa do senhor carro, que não vêm mais nada além do espaço para o popó circular e estacionar.

Podemos discutir as ideais de alterações e seus objetivos, mas os que esses senhores fazem é ataques constantes à CML, que tenta fazer um pouco do que todo o mundo já está a fazer.

E ainda vêm com exemplos estúpidos, como "no Restelo não
tem outra hipótese a não ser utilizar o automóvel". Ai não? Acho que é apanhar ir até ao cais do sodré, apanhar o comboio até belém, e um autocarro até ao restelo. Eu gostava de saber é como é que se conseguiria enfiar um carro para cada morador da Graça. É que consegue numa frase traduzir a urgente necessidade de uma cidade que não seja centrada no automóvel, não há espaço!

Asneirada no que toca à 24 de julho, que qualquer pessoa que pense com a sua cabeça e não com o motor do carro percebe que precisa urgentemente de intervenção. Estes senhores só sabem o que é tráfego automóvel, porque se for tráfego pedonal que se lixe, que neste caso é quase impossível existir: http://anossaterrinha.blogspot.com/2011/05/um-passeio-na-24-de-julho.html

O que me custa é que muita gente que pertence a este clube, vão ler estas asneiradas, mas como não bastasse, ainda este bloog decide difundi-las na internet! Não têm vergonha?

Homem de Lisboa disse...

Se gostam assim tanto do tráfego pedonal, vão até a Rua Dona Filipa de Vilhena e vejam a VERGONHA que é os peões andarem a correr à frente dos carros porque o iluminado vereador Nunes da Silva se marimbou nas pessoas e deu prioridade aos automóveis!

Ou será que por ser este vereador as coisas agora já são diferentes???

Filipe Melo Sousa disse...

E continua a CML a insistir em utopias baseadas num modelo de mobilidade impraticável. Assim se mata e esvazia a cidade.

Anónimo disse...

Acho muitíssimo bem o plano actual da CML para a requalificação da zona Saldanha/Picoas/Av da República.
A Duque de Ávila também ficou muito bem, na minha opinião; no entanto, lamento que em tanta discussão ninguém aborde o disparate que é as saídas do Metro não terem acesso por elevador ou escadas rolantes (necessidade premente!).
Quanto à João Crisóstomo e a Miguel Bombarda seria bom que as reconfigurassem com uma faixa de rodagem em cada sentido (como estiveram durante dezenas de anos), e uma placa central arborizada.
Além de tudo o mais, e para quem se recorda, a aceitação pelos moradores, de todas as obras na zona das Avenidas Novas, para a construção dos parques subterrâneos, tinha como contrapartida a possibilidade dos moradores usarem esses parques a preços "módicos", facto nunca concretizado.