14/09/2011

Mudança de nome de estação de metro do Chiado "é uma saloiice", diz Nunes da Silva

In Público (14/9/2011)
Por Ana Henriques


«Vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa diz-se "completamente apanhado de surpresa" pela nova designação, fruto de um patrocínio da PT

A mudança de nome da estação de metro Baixa-Chiado para Baixa- Chiado PT Bluestation é "um disparate e uma verdadeira saloiice", diz o vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa, Nunes da Silva.

O especialista em transportes eleito pelo movimento Cidadãos por Lisboa considera que as estações de metropolitano "não podem ver as suas designações mudadas sem mais nem menos, e muito menos como publicidade a marcas". O nome Baixa- Chiado foi recentemente alterado por via de uma acção de marketing da Portugal Telecom. O Metropolitano recusou-se a divulgar quanto vai ganhar com a operação e o presidente executivo da PT também não revelou quanto vai a empresa pagar para ter, durante quatro anos, o seu nome na estação.

"Fui completamente apanhado de surpresa pela transformação", refere Nunes da Silva, acrescentando que patrocínios deste tipo em países como os EUA não implicam alterações da toponímia. Questionado sobre a posição do representante da Câmara de Lisboa no conselho de administração da transportadora, Jorge Jacob, o vereador, responde: "É um engenheiro que tanto representa a câmara como podia representar outra instituição qualquer, como a Misericórdia. Não tem reportado à autarquia, como devia fazer, aquilo que se passa no metro."

Ontem a Assembleia Municipal de Lisboa condenou, por duas vezes, a alteração da denominação, uma prática que o Metro pretende estender a outras estações. "Preparem-se para dentro de alguns meses termos a estação Bela Vista Optivisão, a Oriente Viagens Abreu ou a Restauradores Olex", ironizou o deputado municipal do Bloco de Esquerda Ricardo Robles, autor de uma das moções a reprovar a mudança toponímica. O documento reprova "a mercantilização do espaço e património da cidade", exigindo à câmara que pressione a transportadora no sentido de evitar que outras estações sejam rebaptizadas. Outra moção, dos Verdes, recorda que esta era "a única plataforma de toda a rede do metro que não tinha publicidade", por exigência do arquitecto que concebeu a estação, Siza Vieira. E propõe que a câmara interceda junto do Governo "no sentido de exigir a revogação do acordo" que permitiu a transformação.

Ambas as moções receberam os votos favoráveis do PS, cuja vereadora Graça Fonseca esteve presente na cerimónia de rebaptismo da estação. PSD e CDS abstiveram-se.»

6 comentários:

Anónimo disse...

Claro que se abstiveram-se CDS e PSD são os Reis da Abstenção...
Eles querem lá saber do País ou dos Portugueses...

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Claro que se abstiveram-se CDS e PSD são os Reis da Abstenção...
Eles querem lá saber do País ou dos Portugueses...

10:00 AM

-------------------------------

Já o PS não descansou enquanto não pôs Portugal na miséria!

Anónimo disse...

Claro que é uma saloiice, mas o camarada não se está a enxergar: o que há mais por Lisboa são nomes em inglês, ou será que ele precisa que lhe tragam alguns à memória?

Aqui vão alguns:

InvestLisboa Your Atlantic Partner

Photolab na BM Orlando Ribeiro

Ciclo de Conferências 'W Green Conferences' na BMOR

Workshop Lisboa e-nova

santosdesigndistrict

Vogue Fashion’s Night Out

Anónimo disse...

"Questionado sobre a posição do representante da Câmara de Lisboa no conselho de administração da transportadora, Jorge Jacob, o vereador, responde: "É um engenheiro que tanto representa a câmara como podia representar outra instituição qualquer, como a Misericórdia. Não tem reportado à autarquia, como devia fazer, aquilo que se passa no metro."

Será que estas palavras não incomodam nimguém?quantos admistradores tem o metro?quantos não executivos?que regalias têm?o que fazempara justificar os grandes ordenados e benesses que têm?São familia de quem?São competentes?

se multiplcar-mos isto por todas as empresas publicas quanto dá? se calhar dava para pagar o defice.
Nesta gente é que ninguém toca.

Xico205 disse...

O mais greve é que não dá para pagar o défice. O défice é de muitos mais milhões que os meros milhares de ordenados.

Os admnistradores são fundamentais para dar a cara e camuflar o governo. Não são mais do que fantoches que recebem instruções directas do governo mas que são obrigados a assumi-las como suas.

Quando há uma noticia que cativa a opinião publica nestas empresas, é o governo quem anuncía, quando a medida é impopular põe-se o admnistrador a anunciar. Basicamente são bem pagos porque têm que dar noticias desagradáveis e ficam mal vistos na opinião publica.

R Dias disse...

Alguém já reparou na adulteração da entrada do Metro pelo Rua do Crucifixo?

Pois, uma beleza que aquilo está!