07/09/2011

Estação de comboios subterrânea assusta comerciantes de Alcântara

In Diário de Notícias (7/9/2011)
Por Inês Banha

«Lisboa. Duração das obras está prevista para sete anos, mas poucos acreditam

Ana Sousa nem estava preocupada com o Plano de Urbanização de Alcântara (PUA). Mas recebeu, na sua loja, uma petição lançada por um grupo de moradores de Alcântara para "travar a obra de desnivelamento" da linha ferroviária, que deverá incluir, nomeadamente, a construção de uma estação subterrânea e o seu estado de espírito mudou.

A sua apreensão explicase pelos sete anos de obras que a empreitada deverá exigir, com prejuízos para o comércio local. O receio é comum a quem tem loja na Rua de Alcântara, mas, ao DN, a Refer garantiu que o projecto, incluído no PUA, ainda se encontra em estudo.

Quando, há cerca de dois meses, Alzira Barroso fechou temporariamente a sua loja de vinhos, a calma reinava na Rua das Fontainhas. No regresso, há poucos dias, encontrou um cenário bem diferente. A "culpa" é das máquinas que, nos terrenos em frente, efectuam, de acordo com o aviso da Refer afixado no local, operações de bombagem.

Os trabalhos, confirmou o DN com fonte da empresa, fazem parte dos estudos de reorganização ferroviária naquela zona. Estudos que, frisou Susana Abrantes, responsável de comunicação da Refer, não passam disso, não estando, por agora, definidas as fases seguintes do projecto.

Ainda assim, em Alcântara, são vários os comerciantes que vêem o nascimento de uma estação de comboios subterrânea como um facto consumado. Essa convicção ganhou força na semana passada, data em que receberam nos seus estabelecimentos cópias de uma petição para "travar a obra de desnivelamento" da linha ferroviária que deverá ligar a Linha de Cascais e a Linha de Cintura.

O objectivo, explica Vítor Sarmento, porta-voz dos signatários, é "conseguir 4000 assinaturas" para que "os deputados da Assembleia da República possam opinar sobre as decisões de uma empresa pública". Em causa está o risco de ocorrência de sismos e inundações naquela zona.

Na Sapataria Capricho, na Rua de Alcântara, há quem se lembre bem das últimas cheias. "Perdi uma viatura. Estava numa garagem subterrânea e só consegui tirar o carro três dias depois", conta José Tomé, alertando para os riscos de uma estação subterrânea. Contudo, o que realmente preocupa o dono da loja são os sete anos previstos para a realização da empreitada, "que acabam por ser sempre mais". "Eu conhecia a [Avenida] Duque de Ávila antes das obras da linha do vermelha do metro, que demoraram vários anos, e os comerciantes que lá estavam já saíram", compara. José Tomé frisa, porém, que é benéfico para Alcântara que se pense num projecto integrado e não "aos bocados", como até agora.

O DN tentou contactar Manuel Salgado, vereador com o pelouro do Urbanismo, mas tal não foi possível em tempo útil.

OPOSIÇÃO

Documento tem sido alvo de contestação

O desnivelamento da linha ferroviária é um dos vários projectos previstos no PUA. O plano tem sido criticado devido ao elevado investimento previsto e às incertezas relativamente à data de concretização das empreitadas. O executivo tem respondido com a necessidade de reservar no PUA os espaços destinados às grandes obras.

Aprovado na câmara, o PUA deverá ser votado brevemente na Assembleia Municipal. »

6 comentários:

Anónimo disse...

O link da petição contra a obra dos viadutos e túneis da REFER no meio de Alcântara é o seguinte:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2011N13781

Xico205 disse...

Uma excelente obra para um país falido, e logo numa área tão sensivel em plena Ribeira de Alcântara! E ainda há quem se espante com a falencia do país e quando se diz que os politicos são maus e estão lá para se encher.

Anónimo disse...

Como é possivel que não sê resolva o problema do espaço a volta da Torre de Belém,que nessecita ser relvado ,e querem fazer obras megalomanas em Alcantara!!!!. Até comentam os turistas,ser pena de ninguêm sê importe com esta gravidade facil de resolver.

Lola

Anónimo disse...

Os únicos políticos maus foram os que aprovaram o PUA, todos e só Socialistas, incluindo o Zé.

Xico205 disse...

à 3 dias que está por aprovar o meu comentario de resposta à 9:58! E são estes que criticam tudo e todos e querem que Portugal avance com tamanha inércia!

Anónimo disse...

Parece que está tudo drogado, zombie, estúpido ou qualquer coisa do género, quem é o suicida e ou terrorista ou estúpido que constrói em cima de zonas de aterro , ou leitos de cheia, etc? E o Metro... Vejam só o exemplo do que custou, o que foi escrito na altura sobre o terreno da passagem inferior da estação de combóios e o que acontece ali constantemente, querem mais do mesmo e ainda por cima num país que está na bancarrota?
Alcântara Rio é mais um dos muitos casos de polícia e do nacional parolismo e ignorância, todos são culpados, quem interviu naquela vigarice, só há uma coisa a gazer, demolir e pedir indeminização ao promotor e atodos os intervenientes. É melhor agora do que quando acontecer um desastre a sério. Basta uma liquefação dos solos com um sismozinho, ou uma inundação daquelas que ocorrem de 20 a 20 anos... Vejam o crime do novo PDM e o que para ali propõe...e a oposição que só se preocupa com a desarrumação das esplanadas e coisas afins. Iac! Está tudo louco. Até as notícias são todas iguais e nenhuma tenta perceber a causa. Ficarão na melhor das hipóteses na do costume,... Conduta velha. Que irresponsáveis. Mas vejam também a EDP na Boavista, verdadeiro assassinato da zona...guilhotina para estes tarados é muito pouco.