14/09/2011

Assembleia Municipal de Lisboa aprova recomendação para suspender as obras da R. Vilipa de Vilhena e Av. João Crisóstomo


A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem por larga maioria, com os votos a favor de todos os partidos políticos e apenas com 4 abstenções, uma recomendação, que visa obrigar a CML a apresentar publicamente os estudos técnicos que sustentam as alterações viárias que estão já a ser implementadas na R. Dona Filipa de Vilhena e que se irão prolongar pela Av. João Crisóstomo, bem como suspender as referidas obras até que seja encontrada uma solução viável  e credível, para a circulação naquela zona.

A aprovação desta recomendação é um marco importante na contestação que tem sido manifestada pelos moradores ao reordenamento que a CML e o Vereador Nunes da Silva* querem impor, à força, na Av. João Crisóstomo e R. D. Filipa de Vilhena e que vêem agora do seu lado todos os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.

Apesar deste estrondoso apoio ontem conseguido, não deixa de ser estranho que sendo conhecidas com antecedência, pelos partidos, pelos eleitos e pelos Presidentes de Junta,  as propostas que vão ser discutidas e votadas na A. M., a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, principal freguesia negativamente afectada com este projecto, não tenha estado presente, nem se tenha feito representar, nem no momento da apreciação nem da votação desta recomendação.

Na apresentação da referida recomendação, foi dado conhecimento de que a Junta de Freguesia de São João de Deus (a outra freguesia abrangida pelo projecto), promoveu uma reunião pública, com a participação do vereador Nunes da Silva e em que estiveram presentes numerosos moradores, que criticaram o projecto e a quem o vereador não consegui de forma alguma convencer da bondade da sua solução 

E então qual é o papel da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que como já referi é a freguesia mais negativamente afectada por este projecto desconcertado da CML? Aparentemente o de simples caixa de ressonância do Vereador Nunes da Silva, pois se consultarmos o site da Junta de Freguesia e as as suas vitrinas, a única coisa que vemos é o comunicado do vereador Nunes da Silva, sem a mínima apreciação critica ou análise da Junta de Freguesia.

Apenas ontem, com a publicação on-line do número de Agosto da revista da Junta, foi possível  tomarmos conhecimento de algumas dúvidas da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima sobre esta questão. No entanto não deixa de ser curioso que, num artigo de uma página, em que cerca de cerca de 70% do mesmo é preenchido com citações do comunicado do vereador Nunes da Silva, as dúvidas da Junta de Freguesia ocupem apenas 2 parágrafos (além de não serem de sua autoria!!!), sem que no entanto seja manifestada qualquer posição crítica e frontal do executivo da Junta a esta loucura.


O silêncio da Junta durante todo este processo, que já dura, pelo menos há mais de um ano e esta falta de opinião própria, significará uma concordância da Junta de Freguesia e do seu executivo a este projecto? Quem cala consente!

* Este reordenamento passa essencialmente por transformar a Av. João Crisóstomo e a R. D. Filipa de Vilhena, em vias com 2 sentidos de transito, contra a vontade já por diversas vezes expressa dos moradores e sem ser conhecido um verdadeiro projecto e os respectivos estudos técnicos. Basicamente o que se conhece é um comunicado do vereador Nunes da Silva, do principio de Agosto, onde no meio de algumas confusões e várias incongruências, tenta justificar o injustificável, conforme escrevi no meu blog.    

2 comentários:

Anónimo disse...

Que Nossa Senhora valha aos da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

Então nem foram capazes de ir lá defender com unhas e dentes o projecto?

Xico205 disse...

Mais merda com o patrocinio do PS na CML.

Fazer coisas eficazes ta quieto.