04/08/2011

Último troço do túnel do Marquês está a avançar a bom ritmo

In Público (4/7/2011)
Marisa Soares


«Ligação à Avenida António Augusto de Aguiar pode estar pronta até Janeiro. Obra complexa de mudança de cabos do metro está feita


A conclusão do túnel do Marquês, em Lisboa, com a construção da ligação à Avenida António Augusto de Aguiar, tem novo calendário. As obras iniciadas em Março deverão estar concluídas no final deste ano ou em Janeiro de 2012. "Os trabalhos estão a correr tão bem que devem terminar antes do prazo definido", ou seja, antes de Fevereiro do próximo ano, adianta o vereador municipal com o pelouro das Infra-estruturas Viárias na Câmara de Lisboa, Fernando Nunes da Silva. A parte "mais complexa" da empreitada, que implicava o rebaixamento de um feixe de cabos do sistema de controlo de tráfego do Metropolitano de Lisboa - necessário devido à proximidade do túnel com uma galeria da linha amarela do Metro -, foi concluída há um mês. Esta operação, que demorou quatro meses, teve de ser feita diariamente entre a 1h e as 4h, para não prejudicar o funcionamento do metro.

Em curso está agora a escavação de terras no interior do túnel, cujas paredes já estão levantadas. Os trabalhos decorrem durante o dia e são visíveis a quem passa nas restantes ligações do túnel. Segundo o vereador Nunes da Silva, enquanto decorrem as obras não está previsto qualquer condicionamento ao trânsito, nem no túnel do Marquês nem na Avenida António Augusto de Aguiar. Quando estiver totalmente aberto o túnel, a obra passa para a fase da betonagem da laje de fundo, depois para os acabamentos e posterior instalação de sistemas de sinalização e de controlo de tráfego. "No final do ano ou, no máximo, em Janeiro deverá estar tudo pronto, ainda que o prazo oficial para o fim das obras seja Fevereiro", afirma Nunes da Silva.

A ligação à Avenida António Augusto Aguiar avança quatro anos depois de o túnel ter sido inaugurado, a 25 de Abril de 2007, por Carmona Rodrigues (PSD), então presidente da câmara. A inauguração aconteceu dois anos e meio após a data prevista, por causa da providência cautelar interposta pelo advogado José Sá Fernandes, hoje vereador do Espaço Público no Executivo de António Costa. Entre outras irregularidades, Sá Fernandes denunciava a ausência de um estudo de impacto ambiental e de tráfego. Os trabalhos estiveram parados entre Abril de 2004 e Janeiro de 2005, o que motivou um contencioso entre a Câmara de Lisboa e o consórcio responsável. As partes chegaram a acordo quanto ao pagamento de 18,5 milhões de euros, por parte da autarquia, para a conclusão das obras. No total, o túnel custou 28 milhões de euros, mais dez milhões do que o previsto.»

2 comentários:

Xico205 disse...

Vá lá, algo de util; claro que tinha que ser uma obra iniciada por outro executivo porque estes são mais da onda do fechar por fechar.

Anónimo disse...

Mais 10 milhões de euros face ao previsto... o empreiteiro geral esfregou as mãos de contente...e tudo isto por uma simples ação judicial... qual terá sido a comissão de tão atento cidadão...e será que os trabalhadores receberam para estar em casa...assim vai este País sem justiça celere e pessoas sem escrupulos a tomar decisões de milhões e sabendo que ocupando um cargo público estão a salvo da justiça ... seja ela qual for