12/08/2011

"Espero que expansão do terminal tenha morrido de vez"

In Diário de Notícias / Lusa (11/8/2011)

«Um dos porta-vozes do movimento "Mais Contentores Não!", Miguel Sousa Tavares, disse hoje esperar que a Declaração de Impacto Ambiental desfavorável do Governo à expansão do terminal de contentores de Alcântara "tenha acabado de vez com a questão".

O ministério do Ambiente chumbou a expansão do terminal de contentores de Alcântara, de acordo com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) desfavorável ao projecto a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Contactado pela Lusa, Miguel Sousa Tavares disse que espera que esta decisão "tenha acabado de vez com a questão, que o assunto da expansão do terminal tenha morrido de vez".

"Há uma resistência a este tipo de decisões e honestamente só acredito quando o terminal voltar a estar como estava. Mas este documento mostra que o movimento ["Mais Contentores Não!"] tinha razão desde o início", disse o escritor.

Miguel Sousa Tavares salientou ainda que este projecto era "um atentado à cidade, ao ambiente, a tudo. Principalmente ao bolso dos contribuintes".

A DIA desfavorável foi assinada pelo secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, a 22 de Julho, salientando que, "apesar da importância estratégica de que se reveste este projecto no contexto do sistema portuário nacional, do mesmo decorrem impactos negativos, significativos e, na sua maioria, não minimizáveis".»

2 comentários:

Luís Alexandre disse...

Ter um porto moderno, com dimensão e capaz é muito importante para a cidade de Lisboa/zona da grande Lisboa, quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista social.
Não sei se seria bom para a cidade a deslocalização do Porto de Lisboa ou dos seus principais terminais de carga.

Xico205 disse...

É pena que o terminal rodoviário de passageiros do Campo Grande esteja em vias de desaparecer e ninguem sabe de como vai ser a seguir, e estes "ilustres" (só para não chamar idiotas) não piam. Mas para defender o interesse dos "cidadãos" sobre um assunto que não lhes compete diretamente já sabem estrabuchar!!!

Se o jet7 de Portugal é este, ficariamos muito melhor servidos com o jet8 ou jet9.