27/06/2011

Tribunal proíbe canil/gatil de receber animais

In Jornal de Notícias (27/6/2011)


«O canil/gatil, de Lisboa, em Monsanto, está proibido de aceitar animais, com algumas excepções, e tem 15 dias para reestruturar os serviços de forma a cumprir as condições exigidas por lei, decidiu o Tribunal Administrativo e de Círculo de Lisboa.

Em resposta a uma providência cautelar do Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados (CEAA), o tribunal obriga o canil municipal a criar, num prazo de oito dias, uma área de quarentena para os animais, dá 15 dias para que seja nomeado um técnico responsável pelo centro e elaborado um programa com vista ao bem estar dos animais capturados e recebidos. A providência cautelar tinha sido interposta por Margarida Garrido, que integra o Grupo de Lisboa da CEAA, que pretende sensibilizar os municípios para o bem estar animal e para procederem à esterilização de animais abandonados e o seu controlo. Contactada pela Lusa, afirmou-se satisfeita com a decisão, revelando que o grupo exige igualmente o afastamento da actual direcção do canil/gatil. "Temos 30 dias para que as indicações agora dadas pelo tribunal não caduquem. As prometidas obras parece que já avançaram, mas isso não chega. Queremos que seja afastada a actual gestão do canil, responsável principal pela situação que ali se vive", afirmou. Na sentença, o tribunal considera que o centro de recolha "não tem as condições exigidas pela lei em vigor e aplicável, bem como não adoptou os procedimentos igualmente impostos pela lei".

Após uma fiscalização ao canil/gatil, os técnicos concluíram que o espaço não reúne condições para impedir a proliferação de doenças, "cuja transmissão é potenciada pela falta de quarentena dos animais". »

3 comentários:

Anónimo disse...

E ENTÃO?! Escreveram isso em JUNHO e NADA MUDOU até NOVEMBRO...e procede-se ao abate indiscriminado de animais inclusive animais que munícipes pretendem adoptar e que saõ "impedidos" disso...ESCONDEM ANIMAIS NUMA ALA INTERDITA, etc. etc.
É O GUANTÁNAMO DOS ANIMAIS e os responsáveis são a Dra.Luisa Costa Gomes, o DR. Sá Fernandes, o DR. Vasco, responsável veterinário e todos os veterinários, etc...
E AONDE estão os "amigos dos animais" que não vão lá exigir o cumprimento da providência cautelar, etc.?

FREYJA-SOLIDÁRIA disse...

Não é só terem falta de condições fisicas é tambem terem funcionários absolutamente unicamente capazes de lidar com aquilo que foram contratados para fazer, lidar com o lixo urbano e ponto final, como demonstra mais esta denuncia:
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
como os desgraçados não votam, e os que votam na sua maioria assobiam para o lado, desde que antes das eleições lhes ofereçam uns quantos bonés e almoços LOL...quem quer saber de uns quantos animais :((((, onde está a comunicação social, que vai a correr tirar fotos do cão maltratado e negligênciado que mordeu fulano ou beltrana????

FREYJA-SOLIDÁRIA disse...

Parabens pelo blog!