28/06/2011

Junta de S. José vira ninho de microempresas

In Jornal de Notícias (28/6/2011)
Telma Roque


«Lisboa Serviços sociais "pagam" ocupação de espaços


Os muitos espaços vazios do edifício-sede da Junta de S. José, em Lisboa, estão a ser ocupados por microempresas e empreendedores ao abrigo de um projecto de trocas onde todos ganham. A crise ou a falta de dinheiro são apenas detalhes com pouca importância. Ana Teresa tem formação em artes plásticas e o gosto pela costura mas não tinha um espaço de trabalho. Instalou-se na Junta e, em troca, faz arranjos a preços simbólicos e as roupas para a marcha de Penha de França. Inês Lampreia integra o núcleo duro da organização da "Monstra", que todos os anos coloca na rua o festival de animação de Lisboa, mas os apertados orçamentos não permitiam aspirar a uma sede para trabalhar de forma mais estruturada. Em troca, vai levar a animação às crianças da freguesia no jardim do Torel, onde a "Login for Love", a última das microempresas a chegar ao núcleo criativo, levará também a mostra: "O Chiado tem a maior exposição de fotografia do mundo".

Há já cerca de uma dezena de projectos de cooperação e empreendedorismo, mas são muitas as microempresas que estão em fila de espera. "Dá uma nova dinâmica ao prédio e à comunidade", garante Vasco Morgado, presidente da Junta de S. José.


Muitos pares de olhos atentos

Inês Lampreia, da "Monstra", sublinha a riqueza do projecto em matéria de proximidade. "Agora somos muitos pares de olhos a olhar para a freguesia", diz. E havendo "um leque tão variado de gente com diferentes formações e quadrantes políticos", a única política que a todos interessa é a política da proximidade.

O ateliê de costura de Ana Teresa, filha de um alfaiate e de uma costureira, transformou-se numa espécie de sala de estar das moradoras mais velhas. A pretexto de um arranjo trocam-se dois dedos de conversa. "Isto recupera um pouco a ideia de ateliê de bairro", frisa Ana Teresa.


Requalificar a Rua da Fé

Do gabinete do arquitecto Nelson Kemmer, por exemplo, já saiu um projecto que foi aprovado pela Câmara para a requalificação da Rua da Fé. "É a primeira rua de Lisboa com um projecto de uma Junta, com as ideias de quem cá mora", sublinha Vasco Morgado, acrescentando que será pavimentada com granito preto e branco. Quem entra agora nas instalações da Junta depara-se com salas que têm móveis em recuperação para oferecer a famílias carenciadas, um teatro de fantoches para arranjar e surpreender os alunos da escola básica, ou com o "laboratório" de roupa inteligente de Inês Pereira. A professora de design, que bordou os logótipos nos pólos dos funcionários da Junta, está a criar roupas com sensores, neons e linhas que mudam de cor consoante a exposição solar, tudo isto à prova de água, claro.»

...

Esta é uma iniciativa para aplaudir!!

Sem comentários: