16/06/2011

Gaveto da Av.António Serpa c/ Av.República


Chegado por e-mail:


«Exms Senhores:


Gostaria de informar o blog que acabou de ser vedado pela polícia e bombeiros municipais o edifício no gaveto da avenida António Serpa com Avenida da República. Não me refiro ao novo hotel, que veio substituir um belíssimo edifício que ruiu nos anos 90 devido à ignorância e desmazelo da CML e proprietário mas sim ao que se encontra à sua frente perpendicularmente à avenida António Serpa. Seria um escândalo enorme que também aquele ruísse ou fosse demolido. É vergonhoso o desprezo pelo património que existe em Lisboa. Sempre simpatizei com o partido mas da próxima vez não votarei nos mesmos. É impressionante como, em criança tanto amei Lisboa e quanto mais cresço mais vontade tenho em sair e terminar o meu curso num pais que respeite os interesses das pessoas e do património e não o interesse das construtoras civis. É impressionante como em cidades da Europa central um edifício destes estaria já recuperado e a albergar a sede de uma grande empresa. A mentalidade do “é velho é para demolir” destruiu a cidade de Lisboa, e continua a faze-lo, tal é a incompetência de quem nos governa. Questiono a CML sobre o destino também deste edifício. Será para continuar a saga do texto escrito atrás, ou será para mudar, e tornar Lisboa numa das mais belas cidades do Mundo, mesmo com a consciência de 40 anos a afundar a cidade na incompetência e desonestidade?

Cumprimentos, Filipe Teixeira»

...

Mais acrescento que já avisaramos desta ameaça aqui há vários meses, uma vez que o projecto de ampliação (proc. 1740/EDI/2007) fora aprovado no Verão de 2009. É mais um projecto que utiliza a "receita tradicional": esventramento total dos interiores e subsolo, manutenção da fachada e ampliação de 1 piso. Terá 4 caves de estacionamento. O Igespar aprovou e a CML aproveitou. Ah, esquecia-me de dizer que o edifício não está a cair. Chama-se a isto "reabilitação urbana". Next...

5 comentários:

Anónimo disse...

Visitei Paris há uns tempos. Numa palavra, incomparável. Que diferença no tratamento de edifícios antigos!

Anónimo disse...

Só uma nota, caro Filipe:

Em cidades desenvolvidas por essa Europa fora, "um edifício destes estaria já recuperado" sim, mas a albergar pessoas e não "a sede de uma grande empresa."!

Cumps.
f.

Nuno Castelo-Branco disse...

Já agora, o que há a dizer quanto ao mastronço-hotel que irá derrubar os dois belos edifícios no Saldanha, diante do piroso Atrium? O Costa e o seu coleguinha primo do outro do BES, têm feito um rico trabalhinho. A Dª Roseta, caladinha como sempre. Bravo... Só a tiro!

Xico205 disse...

Nuno Castelo-Branco disse...
Já agora, o que há a dizer quanto ao mastronço-hotel que irá derrubar os dois belos edifícios no Saldanha, diante do piroso Atrium? O Costa e o seu coleguinha primo do outro do BES, têm feito um rico trabalhinho. A Dª Roseta, caladinha como sempre. Bravo... Só a tiro!

5:38 PM

---------------------

Tiro é pouco democrático. Temos que respeitar a vontade da maioria dos eleitores que escolhem ser governados pelo PS e PSD.

Anónimo disse...

não quero assustar mais do que eu próprio já estou mas este prédio foi DESCLASSIFICADO sabe Deus por que "força oculta" sendo portando possível a sua demolição desde a sua classificação... é lindo, não é?!