08/06/2011

Bairro Azul - Estacionamento tarifado à noite e fins-de-semana ou colocação de pilaretes

Chegado por e-mail:


«Vereador Prof. Nunes da Silva
Presidente da EMEL Dr. António Júlio de Almeida

c.c.
Presidente CML
Dr. António Costa
Vereador Arq. Manuel Salgado
Vereador Dr. José Sá Fernandes
Vereadora Dr.ª Catarina Vaz Pinto
P. JFSSPedreira Sr. Nelson Antunes


Ass: Bairro Azul - Estacionamento tarifado à noite e fins-de-semana ou colocação de pilaretes



Exmos. Senhores,


A intervenção que foi realizada em 2009 - Bairro Azul “Zona 30” - e a que está actualmente em fase de finalização – arranjo paisagístico da frente do Bairro - tornou o Bairro Azul num Bairro onde se procura dar prioridade ao peão, com zonas de estar e passeios amplos e generosos.

Verifica-se, no entanto - sobretudo à noite e aos fins-de-semana - períodos em que o estacionamento no Bairro não é tarifado - que dezenas de automóveis estacionam nessas zonas, estando já alguns passeios visivelmente deteriorados.

Para que tal não aconteça desde 2001 que a Comissão de Moradores propõe à CML e à EMEL que seja tarifado e fiscalizado o estacionamento no Bairro Azul à noite e aos fins-de-semana. Esta medida permitirá:

. proteger os moradores – que se vêem actualmente impossibilitados, nesses períodos, de estacionar no seu Bairro;
. proteger os peões;
. gerar receitas para CML/ EMEL;
. poupar despesas à CML/Junta de Freguesia em reparação de passeios, colocação de pilaretes, etc.

Colocamos, assim, uma vez mais à consideração de V. Exas. este assunto com crescente empenho e urgência.

Caso se continuem a verificar as situações de estacionamento indevido, a colocação de pilaretes, apesar de indesejada, parece ser a única solução para este problema que se arrasta há anos e que agora se agudiza, com as zonas pedonais que foram entretanto criadas, abusivamente invadidas/destruídas pelos automóveis.

Enviamos em anexo um desenho/mapa realizado por um morador do Bairro para V. Exas. terem uma ideia do número de pilaretes que será necessário colocar – além dos que já existem - para evitar a “invasão” dos passeios pelos automóveis, bem como fotografias do estado actual dos passeios e de estacionamento ilegal.

Ficamos a aguardar as vossas notícias e actuação urgentes e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Pela Comissão de Moradores
Ana Alves de Sousa / Ana Aires Breysse / Ana Rita Peralta / Carmo Medeiros / Edgard Piló / Filipa Mendonça / Filipe Sales Antunes / Jaime Medeiros / José L. Mendes / José Medeiros / Júlio Almeida / Luís Lamas / Maria Antónia Moura / Maria Joana Tavares / Marta Mestre / Miguel Duarte / Miguel Sousa /Nuno Abreu Veloso / Rosário Nolasco / Rute Martins / Susana Salvado

...

Faço minhas as palavras dos oradores precedentes, acrescentando que é de elementar justiça a um Bairro Classificado como Imóvel de Interesse Municipal que a CML faça alguma coisa para que esse título signifique mais do que um texto escrito em acta. É preciso que o Regulamento saia do prelo e seja aplicado. É preciso que as esplanadas ilegais e horrorosas sejam remodeladas e ordenadas. É preciso que o licenciamento de garagens seja revisto. É preciso que os passeios sejam corrigidos. É preciso que os candeeiros sejam compatíveis com o estatudo do Bairro. É preciso que aquelas obras de arranjo à superfície do Metro acabem de uma vez, que eram para acabar a 31 de Março!!

Sem comentários: