23/05/2011

A Ribeira das Naus e o Turismo em Lisboa






É uma vergonha para a cidade o estado em que se encontra”

António Costa , presidente da CML referindo-se à situação na Ribeira das Naus.
( de referir que esta situação atravessa já vários mandatos com as culpas bem repartidas, mas que António Costa já leva quase 4 anos à frente da CML)

Vergonha é também o que sinto e o que sentem todos os Lisboetas que por aqui passam e que se importam minimamente com o que se passa na cidade.E senti ainda mais quando, ontem, reparei que eram vários os turistas que tiravam fotografias  ao local.Nunca pensei que o fizessem, mas ontem , domingo, talvez porque estava mais atento reparei em vários , a fazê-lo. Mas a vergonha estende-se ao resto da cidade, aos bairros históricos com tanto património a cair ou devoluto, muito dele pertencente à CML,à baixa, cada vez mais abandonada, ao miradouro de St. Luzia, uma vergonha que se mantém sem que ninguém faça nada,gastaram-se milhares na praça de Londres e aquele miradouro, visitado por milhares de turistas, continua assim, porco a cheirar mal, desleixado, uma coisa que foge a qualquer lógica.Os relvados da torre de Belém continuam na mesma(um pouco melhor agora devido à acção da natureza) apesar da "re-qualificação" anunciada,nunca concretizada, em junho do ano passado, que não seria necessária, na maioria do relvado, se este não tivesse sido abandonado à falta de água, água que não faltou para regar o chão do jardim do Principe Real.Poderia falar de muito mais , como a construção dos dois medonhos edifícios no cais do Sodré ou da construção e esbanjamento de dinheiro no terminal de cruzeiros oo no novo museu dos coches,que poderia ser repartido por situações bem mais urgentes,  mas não vale a pena.

Tendo contacto regular com alguém directamente ligado ao turismo em Lisboa, que contacta diariamente com turistas, não me espantou que nos últimos prémios da TripAdvisor, que são atribuídos com base na opinião de turistas e não em agências, Lisboa não entre nos 25 primeiros  destinos europeus.Os turistas gostam muito de Lisboa,é verdade, mas queixam-se sobretudo da  generalizada má conservação do edifícios e do património, do constante assédio com venda de droga na baixa ou dos assaltos no 28 ,do lixo,sobretudo  nos bairros históricos,que tem um sistema de recolha que deixa muito a desejar.
Lisboa tem todas as potencialidades para estar nos primeiros,todas, e estará ainda em alguns rankings, mas o seu estado de degradação, a destruição de património e de características únicas da cidade  começam  a ser demasiado visíveis e a continuarmos assim o futuro advinha-se muito negro para o turismo em Lisboa.É que o problema não é apenas aqui , no TripAdviser, começa a ser corrente não encontrar Lisboa nas recomendações, como destino, de muitos sites importantes e locais dirigidos a turistas.Basta pesquisar um pouco.



TripAdvisor Unveils Travelers’ Choice Destinations Awards



Os melhores destinos no Mundo e na Europa:

Mundo
Europa
1Kapstadt, SüdafrikaParis, Frankreich
2Sydney, AustralienRom, Italien
3Macchu Picchu, PeruLondon, Großbritannien
4Paris, FrankreichBarcelona, Spanien
5Rio de Janeiro, BrasilienPrag, Tschechien
6New York, USAVenedig, Italien
7Rom, ItalienSt. Petersburg, Russland
8London, GroßbritannienFlorenz, Italien
9Barcelona, SpanienEdinburgh, Großbritannien
10Hongkong, ChinaIstanbul, Türkei



mais  aqui .

http://www.tripadvisor.de/TCDestinations-g4-cTop25-Europe.html

9 comentários:

Anónimo disse...

ainda há duas semanas assisti "in loco" a um assalto na rua do corpo santo ao pé da Sé. escusado será dizer qual a reacção e o mau feedback que esta turistas vai transmitir aos seus amigos

Anónimo disse...

Se não fosse a mesquinhice da providencia cautelar da ACP provavelmente a Ribeira das Naus já estava concluída.
Em relação a venda de droga na Baixa é chocante! Porque todos sabem (incluindo os policias) e ninguém faz nada. Já cheguei a presenciar a cumprimentos entre policia e vendedores de droga (ciganos)…eles conhecem-se bem, é incrível!

Anónimo disse...

Entrei há dias na Loja de Museus no Palácio Foz, cuja entrada é partilhada pelo posto de Polícia de Turismo. Ao entrar verifiquei que estava um casal de turistas a apresentar queixa de algum crime de que tinha sito vítima. Quando saí da loja poucos minutos depois, estavam mais dois casais a serem assistidos por outros policias.
Serão os delitos contra turistas assim tão frequentes? Existirão estatísticas? Ou será melhor não divulgá-las?

Anónimo disse...

Faltaram as fotos do "parque de estacionamento" em terra batida na Ribeira das Naus, junto ao rio e pegado ao Terreiro do Paço.

E, já agora, não sei se terão reparado que os ciclistas que atravessam a praça passam por cima do passeio junto ao Cais das Colunas e por entre a multidão de turistas que por lá costumam estar, o que acontece devido a praticamente não terem outro sítio por onde passar e ainda porque aquele empedrado do Costa está, ao fim de pouco mais de um ano, num estado absolutamente lastimoso.

É a tristeza da gestão camarária a que temos direito...

Anónimo disse...

A Ribeira das Naus está como está porque NÃO HÁ GUITO para fazer uma obra completamente tola e onde se irá deitar dinheiro ao rio, obra essa que pretende levar as águas do Tejo até junto dos edifícios da Marinha, e não por qualquer outro motivo.

Anónimo disse...

Malandragem pá! Lá fora isto não acontece! Ninguém é roubado! Não há criminosos! Então os turistas, ui, esses ninguém vai roubar. Isto só acontece mesmo cá! Roubar turistas! Onde já se viu?

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Malandragem pá! Lá fora isto não acontece! Ninguém é roubado! Não há criminosos! Então os turistas, ui, esses ninguém vai roubar. Isto só acontece mesmo cá! Roubar turistas! Onde já se viu?

9:03 PM

...................

Ainda bem que há mais pessoas NORMAIS neste blog. Fico contente de não ser o unico.

A.lourenço disse...

caros xico e anónimo pá, (vou fingir que não são a mesma pessoa),

1º a questão central do post é a falta de competitividade turística de Lisboa num dos sites de turismo mais importantes do mundo. Está explicado e é fácil de constatar.
2º Lá fora também existem ladrões,mas isso em nada justifica o que se passa por cá, a diferença é que quando são apanhados são presos e existem leis que protegem os cidadãos e não os ladrões. Toda a gente sabe o que se passa no 28, no rossio, na Rua Augusta, em todo o lado.No 28 até já existem ladrões de "classe" internacional ,como os Italianos ou Colombianos, toda a gente os conhece,menos os turistas, claro.
Todos eles têm uma certeza em comum, se forem apanhados não lhes acontece rigorosamente nada.Podem gamar à vontade.

Anónimo disse...

Lisboa a perder em todas as frentes por culpa dos Xicos espertos que da especulação dela, fazem o seu modo de sustento...