10/05/2011

Metade das multas dos radares de Lisboa não chegam a ser pagas

In Jornal de Notícias (10/5/2011)

«A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária não consegue responder, em tempo útil, às milhares de infracções captadas pelos radares de Lisboa e por isso a maioria das multas não são pagas.

O vereador da mobilidade e infra-estruturas da Câmara de Lisboa, Nunes da Silva, afirmou que os 21 radares da cidade estão a funcionar normalmente e que o problema está no processamento das multas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Em decalarações à TSF, Nunes da Silva estima que cerca de 50% das multas com origem nos radares de Lisboa acabem por prescrever devido à falta de capacidade da instituição para dar resposta a todas as infracções.

O vereador referiu ainda que muitas vezes as coimas só chegam a casa dos condutores um ou dois anos depois da violação do código da estrada, pondo em causa o efeito dissuasor dos aparelhos.

A prioridade é dada aos casos mais recentes e às contra-ordenações graves ou muito graves que também chegam mais rápido à casa dos condutores.

Também o presidente do Observatório da Segurança das Estradas e Cidades, Nuno Salpico, explicou à TSF que esta situação leva a uma atitude cada vez mais "indisciplinada dos condutores".

Nuno Salpico afirma que os radares deixam de ter uma uma "resposta sequencial do Estado" ou seja, não há processamento das contra-ordenações, que acabam por bloquear. O presidente do Observatório da Segurança das Estradas e Cidades refere ainda que apesar de os equipamentos continuarem a disparar "acabam por ser uma anedota".»

...

Só que me parece ser antes um problema da Polícia Municipal e não da ANSR...

1 comentário:

Anónimo disse...

Se isto não é uma república das bananas, o que será uma república das bananas?