17/04/2011

Último troço da CRIL abre ao trânsito este domingo

In Jornal de Notícias (17/4/2011)

«Vinte anos depois do início da construção da CRIL, o último troço da estrada abre este domingo ao trânsito, estabelecendo um novo percurso de 3,6 quilómetros entre a Buraca (Amadora) e a Pontinha (Odivelas).

A Estradas de Portugal estima que esta última parte da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) custe cerca de 114 milhões de euros e permita desviar diariamente 100 mil automóveis do centro da capital.

[...]

No total, a via fica agora com 21 quilómetros entre Sacavém (Loures) e Algés (Oeiras), atravessando, ao longo de sete nós, os concelhos de Loures, Odivelas, Lisboa, Amadora e Oeiras.

A construção do troço implicou expropriações de terrenos que envolveram 1600 famílias, um processo que custou perto de 72,7 milhões de euros.

Além das expropriações, o impacto ambiental e os assentamentos em moradias - provocados pelas escavações - têm sido contestados por moradores e comerciantes das zonas de Santa Cruz de Benfica e da Damaia.

O primeiro-ministro, José Sócrates, considera, no entanto, que a conclusão da CRIL privilegia o "interesse geral" e terá um "enorme impacto na economia e qualidade de vida" na Área Metropolitana de Lisboa.

Segundo a Estradas de Portugal, a empreitada obrigou a exigências técnicas nunca antes vistas no país.

Os túneis da Venda Nova e de Benfica, por exemplo, estão equipados com um sistema tecnológico integrado que permite, entre outras coisas, contabilizar o número de veículos que circulam naquela via, assim como bloquear o acesso aos túneis em caso de emergência.»

...

Até que enfim! Vamos ver quanto do trânsito de atravessamento em Lisboa deixa de o ser.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora é só fechar um par de faixas de rodagem da 2ª circular e alargar passeios, pôr uma ciclovia e arvoredo. Transformar a 2ª circular numa alameda e não numa auto-estrada. E depressa, para que o pessoal não se habitue!

Xico205 disse...

Só pode ter vontade de circular de bicicleta na Segunda Circular quem não tem o habito de andar de bicicleta, caso contrario viam que aquele ar e barulho é muito pouco apetecivel.