25/04/2011

Rua dos Ferreiros à Estrela: Justiça Social?

A maneira como a nossa cidade ainda aceita passivamente a tirania da minoria dos cidadãos proprietários de automóveis não pára de surpreender - e de chocar! Como é possível que em 2011 ainda existam arruamentos em Lisboa sem passeios para os peões circularem em segurança? Estas imagens, que nos foram enviadas, mostram os passeios da Rua dos Ferreiros à Estrela completamente invadidos por carros. Nesta rua os peões - e todos somos peões - são obrigados a circularem na faixa de rodagem. Entrar ou sair de suas casas também não é tarefa nada fácil como se pode verificar. Porque se tolera isto? «Coitadinhos de nós que não temos onde estacionar!» dizem os donos de viaturas particulares, prontamente e repetidamente. Até a polícia mostra sinais de compaixão com os munícipes em que um dos maiores objectivos do dia é estacionar na rua onde vivem, de preferência mesmo em frente da porta do seu lar. Mas que lógica é esta? Então para que alguns moradores tenham sítio para estacionar a(s) sua(s) viatura(s) de transporte particular ficamos TODOS sem sítio para circular a pé? Que tipo de justiça é esta? A lei do mais forte? Os mais pobres escravos dos mais ricos? Estilos de vida com pesada pegada ecológica esmagando comportamentos mais sustentáveis? É na desproporcional importância que a sociedade portuguesa dedica ao transporte particular que confirmamos o atraso estrutural do nosso país. A facilidade com que quase tudo e todos aceitam a secundarização da mobilidade suave é motivo de grande preocupação. Afinal onde está a defesa dos valores da República?

11 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

como é possível que não haja estacionamento! os moradores são obrigados a estacionar em cima do passeio e sujeitar-se a multas

António C. disse...

Filipe, esse problema não pode ser resolvido à custa dos peões que também são utentes da via pública. Se há falta de estacionamento, reclamem ou paguem por ele ou estacionem mais longe. Não lhe parece?

Anónimo disse...

vergonha. é preciso CORAGEM POLITICA com acções concretizadas no terreno, para acabar com estas situações

Anónimo disse...

uma das fotos, a segunda, está desactualizada. já existem pilaretes nessa curva.

há duas ruas assim na zona, a dos ferreiros e a teófilo braga. para mim é óbvio que se está assim se deve à passividade de quem mora lá. se eu morasse lá de certeza que não estava assim. pelo menos em frente ao meu edífico já teria pilaretes há muito tempo, nem que fosse eu a colocá-los lá...

Filipe Melo Sousa disse...

o que sugere? que a geração à rasca pague 15% do seu ordenado em estacionamento depois de lhe terem retirado mais 15% em cortes salariais e impostos? e depois de todos os lugares da zona terem sido açambarcados por instituições que as reservaram para boys e afilhados?

Anónimo disse...

"a geração à rasca "

Se estao tao à rasca que vendam o carro.

Anónimo disse...

não venha com a treta de "geração a rasca" pois a qualquer minuto e em qualquer cidade do País ve-se carros MESMO mal estacionados... sejam uma lata toda enferrujada ou um BMW. é tudo propriedade dos COITADINHOS da geração a rasca???

Filipe Melo Sousa disse...

é bem claro para mim quais os vossos motivos e até onde estão dispostos a espremer as pessoas para levar a cabo os vossos objectivos obscuros

Anónimo disse...

Se estao a rasca andem de transportes publicos que sai mais barato e assim nao chateiam ninguem.

Filipe Melo Sousa disse...

andar de transportes públicos dá acesso a um mercado de trabalho que se resume aos supermercados da esquina. sugere portanto que os visados passem a auferir de 600 eur em full-time?

Anónimo disse...

Não estará tambem você a cometer uma infracção postando fotos de viaturas com matricula à vista? O que será que acontece se for denunciado?