11/04/2011

Candeeiros de Iluminação Pública: Lisboa versus New York

City Hall Park, New York
A propósito de mais um abate de candeeiros de iluminação pública por parte do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da CML a decorrer no Bairro das Novas Nações (ex Bairro das Colónias), apresentamos aqui um exemplo do que a cidade de Nova Iorque está a fazer nas zonas históricas da cidade. No City Hall Park, perto do Ground Zero, foram restauradas as colunas de iluminação originais no âmbito da reabilitação do jardim nesta praça. Mas a intervenção de restauro foi ao pormenor de repor a iluminação a gás original. Mas não se pense que isto é um mero capricho de NY - podemos ver arruamentos públicos em cidades da Europa também com candeeiros a gás (ex: Londres).

Ao longo das últimas décadas do séc. XX grande parte do mobiliário urbano de origem das praças e jardins de NY foi descaracterizado, nomeadamente através do abate insensível de candeiros, bancos, etc. Mas as autoridades de NY estão a reabilitar estes espaços públicos de referência da cidade, numa filosofia de restauro e não de "modernização". Infelizmente ainda temos funcionários na CML, por exemplo na DIP, que não prestam grande atenção (desprezando até!) ao património dos candeeiros de Lisboa, muitos deles desenhados especificamente para a cidade como é o caso das consolas de iluminação que equiparam o Bairro das Novas Nações desde os anos 50 do séc. XX até este ano.

5 comentários:

Anónimo disse...

o desprezo da CML pelo património é uincrivel. Custa-lhes entender que candeeirioas opodem se rpatriomónio, o que revela a impreparação cultural e politica daquela gente.
Até em S. Paulo - Brasil, onde estive recentemente, extensa er dificil metropole, existe o cuidado de manter os candeeiros antigos onde eles existem.
NC

Anónimo disse...

Onde estão os candeeiros do Terreiro do Paço?
Porque foram retirados? Para colocar uns palitos/espetos assustadores?

Anónimo disse...

muitas ruas do centro de Londres têm candeeiros antigos, bem conservados e estimados, a funcionar a gás! para a câmara de Lisboa isso seria "obsoleto" ou uma "vergonha" ou ainda "perigoso"! é extraordinária a ignorância e novo-riquismo dos nossos técnicos camarários!

também eu pergunto: onde estão os belíssimos candeeiros do séc. XIX da Praça do Comércio?!

Anónimo disse...

Os candeeiros da fotografia parecem estar ligados, e durante o dia ! Parece-me de todo irracional andar a iluminar a gás a cidade, quanto custa ? que impacto ambiental é que tem ?

Anónimo disse...

O que mete dó nesta cidade, é que se perdem referēncias de mobiliario urbano para dar lugar ao mau gosto, fruto de quem não percebe nada de uma cidade cosmopolita. Onde está a Sra. Arquitecta que muito bem falava?