02/02/2011

Reunião Pública Descentralizada da CML: Alvalade, S. João de Deus, S. João de Brito e Campo Grande

A próxima Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa realiza-se hoje, dia 2 de Fevereiro, pelas 18 horas, nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa, Campo Grande n.º 380, tendo como ponto único na Ordem de Trabalhos a “Audição dos Munícipes”.
Esta reunião destina-se preferencialmente aos munícipes das freguesias de Alvalade, Campo Grande, São João de Brito e São João de Deus. As intervenções do público, num número máximo de 20, serão ordenados de forma a priorizar os que incidam sobre os assuntos de interesse da zona, colectivo ou público.

Fotos: Este modelo de consola de iluminação pública (ferro forjado com lanterna pendente) criado pela CML em 1953 está a ser sistematicamente abatido para dar lugar a novas consolas, vulgares, sem qualquer design a pensar na especificidade dos ambientes urbanos dos anos 30/40 do século passado - como bem se vê pelas imagens. Que critérios estão a ser usados nas remodelações da iluminação pública no Bairro do Areeiro & Alvalade? Porque é que na mesma freguesia/bairro a CML nos dá exemplos contraditórios de cuidada recuperação (Foto 1, Av. Manuel da Maia) e de bruto abate (Fotos 2 e 3 na Av. S. João de Deus)? É bom actualizarmos os candeeiros de modo a serem mais eficientes mas isso não pode ser feito sem critérios estéticos e sem plena consciência dos valores patrimoniais do séc. XX.

Sem comentários: