22/01/2011

Ora aqui está um excelente resumo....

"A História repete-se
.
Portugal sempre teve no decurso da sua longa existência períodos de grandes oportunidades, que se poderiam ter traduzido por prosperidade e desenvolvimento. Bastaria recordar os períodos expansionistas, onde dominamos as rotas das especiarias e todo o ouro vindo do Brasil. De todas estas imensas riquezas, o que é que nos ficou? – O Convento de Mafra e pouco mais.
Mais recentemente, Portugal tem recebido desde 1984 cerca de 7,5 milhões de euros por dia (incluindo sábados, domingos e feriados) da União Europeia (grosso modo, da Alemanha) para modernizarmos a nossa economia e torná-la mais competitiva. Ao mesmo tempo, “torramos” cerca de 500 toneladas de ouro desde 1974 (tínhamos reservas de 866 ton. e hoje temos 382,5 ton.) e privatizamos praticamente tudo o que havia para privatizar. De tudo isto, o que é que nos ficou? – O Centro Cultural de Belém, uns quilómetros de auto-estradas e… Não temos remédio."

texto de Erradiador no http://bragaparks.blogspot.com/

7 comentários:

Luís Alexandre disse...

Também ficou um país de gente endividada e sem futuro.

Anónimo disse...

moderador, pode activar o filtro cidadanialx? obrigado.

João disse...

Não é verdade. Com o dinheiro da UE financiou-se o Metro de Lisboa, a remodelação das estações de comboios de Lisboa, a Expo 98, a ponte Vasco da Gama, a ligação ferroviária da ponte 25 de Abril... O dinheiro da UE serviu para construir muitas infraestruturas e ainda serve.

Relembro que a linha vermelha para para o aeroporto em construção neste momento é financiada em 85% pela UE.

Xico205 disse...

...e uns quantos centros de saude, uns quantos hospitais, umas quantas escolas, uns quantos portos e barras maritimas um pouco por todo o país, mas claro que isso não convem referir.

Não sei se é mais estupido e ignorante quem escreve esse texto ou se é quem o publica num blog! Acho que estamos perante um empate tecnico.

Epá, mas o homem que publicou isto esqueceu-se do tick de ditador e não apagou a caixa de comentario?!!!

Anónimo disse...

Já para não falar do saneamento básico e da electrificação do país. (Em 74 quantas aldeias estavam electrificadas?)

Luís Alexandre disse...

Não tivessem vindo os milhares de milhões que vieram da UE e estaríamos (ainda) na idade da pedra.
O que me entristece é que depois de quase 30 anos a receber subsídios, estamos em 2011 e temos 40% da população a viver abaixo ou no limiar da pobreza.
A esses pobres de baixos rendimentos, juntam-se agora os novos pobres, pelo sobreendividamento, que não têm rendimento disponível.
Estamos em 2011 e depois de milhares de milhões de euros em fundos perdidos, temos compatriotas a passar fome, a morrer de frio e a dormir em caixotes de papel na rua.
Temos água canalizada e todas as aldeias electrificadas, mas são cada vez mais aqueles que não têm dinheiro para pagar a água e a luz.
Se eu sou anti-europeu? Claro que não! Mas muita coisa poderia ter sido melhor pensada, a começar pelo regime dos fundos perdidos que criaram uma ganância estupida no país, potenciaram o surgimento de redes mafiososas de "colarinho branco" e incentivaram muita infra-estrutura desnecessária ou superdimensionada para as necessidades do país.
Temos piscinas municipais, polidesportivos e pavilhões em quantidades que dariam para satisfazer uma população 2 ou 3 vezes maior do que aquela que temos, mas em compensação temos carencias brutais em equipamentos de apoio às famílias (creches, atl's, etc..), andamos a fechar hospitais por falta de médicos, a fechar escolas por falta de alunos e a fechar tribunais por falta de juízes.
E por aqui fico, para não me alongar mais ....

Julio Amorim disse...

Também me parece que se perdeu uma (outra) oportunidade de consolidar a sociedade e....é isso que o texto tenta transmitir.