11/12/2010

Trânsito de Lisboa e Porto passa para as polícias municipais

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, anunciou hoje, sexta-feira, que o protocolo que estabelece a transferência das divisões de trânsito do Porto e Lisboa da PSP para as polícias municipais está "numa fase adiantadíssima" e será assinado em breve.

Em declarações aos jornalistas após uma reunião que manteve hoje, sexta-feira, na Câmara do Porto com o seu homólogo de Lisboa, Rui Rio explicou que "em matéria de trânsito - não tem nada a ver com o combate ao crime ou com a segurança - o que hoje existe, na melhor das hipóteses, é uma duplicação".

É que, disse Rio, "a Polícia Municipal e a PSP supostamente fazem a mesma coisa e muitas vezes não têm sequer a coordenação devida. Vê-se pouco a PSP em matéria de trânsito na rua e vê-se muito a Polícia Municipal".

Para Rui Rio, há muito "a ganhar se estiver centralizado num lado", aumentando a eficácia e até o incentivo aos próprios profissionais a trabalharem, porque se sentirão com maior dinamismo.

"O protocolo está numa fase adiantadíssima e tem condições de poder ser encerrado, do ponto de vista técnico, com mais uma reunião. É uma matéria que muito brevemente poderá estar em condições para ser assinada entre o Ministério da Administração Interna, as duas Polícias e as duas câmaras municipais", avançou.

Também António Costa falou sobre esta matéria, afirmando que as polícias municipais e a PSP têm competência em matéria de regulação de trânsito, verificando-se muitas vezes "uma situação de duplicação de meios, em que ambas as forças são chamadas a fazer o mesmo tipo de intervenção ou de ausência por descoordenação de qualquer tipo de actuação".

"Se nós dividirmos trabalho, com as câmaras a tratar do tráfego e a PSP a tratar da segurança dos cidadãos, nós vamos ter um melhor trânsito em Lisboa e no Porto e vamos ter duas cidades mais seguras, e com a PSP a concentrar os recursos que tem naquilo que deve, que é o combate à criminalidade e o reforço da segurança", defendeu o presidente da Câmara de Lisboa.

In JN

3 comentários:

Xico205 disse...

Lá vem mais trapalhada e dinheiro deitado à rua.

Filipe Melo Sousa disse...

Caça à multa. Vêm sempre roubar o mesmo.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Aos lisboetas, tanto faz que o estacionamento esteja entregue à incompetência de uns como de outros.

Quem ache que não é assim aceda [AQUI] e habilite-se a ganhar almoços de lagosta...