28/12/2010

Regozijo pela classificação de IIP do Balneário e Pav.Segurança do Hosp. ig. Bombarda/ALERTA qto a documentação em perigo


Exma. Senhora Ministra da Cultura,
Dra. Gabriela Canavilhas
Exmo. Senhor Secretário de Estado da Cultura,
Dr. Elísio Summavielle


C.C. Exma. Senhora Ministra da Saúde


Serve o presente para nos congratularmos pela classificação do Balneário D. Maria II e pavilhão de segurança (8ª enfermaria) do Hospital Miguel Bombarda como conjunto de interesse público (CIP), com respectiva Zona Especial de Protecção (planta em anexo), publicada em Portaria n.º 1176/2010. D.R. n.º 248, Série II de 24 de Dezembro. (http://dre.pt/pdf2sdip/2010/12/248000000/6237962382.pdf).


Trata-se, efectivamente, de uma excelente notícia para o património de Lisboa e do país, e de uma efectiva e séria protecção ao complexo do Hospital Miguel Bombarda!

Contudo, e no seguimento do recentíssimo abaixo-assinado “Pela continuidade e desenvolvimento do Museu de Pintura de Doentes e das Neurociências no Hospital Miguel Bombarda”, somos a APELAR ao bom senso uma vez que é dada como certa até final desta semana, a transferência de 54 sacos selados contendo diversa e valiosa documentação relativa a relatórios clínicos e outra documentação, datada das primeiras décadas daquele hospital, não se sabe nem para onde nem porquê.

No caso desta documentação desaparecer, será um rude golpe na prossecução de um dos objectivos inerentes àquele abaixo-assinado: a constituição de um museu afecto às neurociências!

Pedimos, por isso, o maior dos bons sensos para que tal documentação permaneça no Hospital Miguel Bombarda!

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos



Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge e Júlio Amorim

Sem comentários: