08/12/2010

POSTAIS DA BAIXA: Rua da Prata 152-160 / Rua da Vitória 26-32

RUA DA PRATA 152-160 torneja RUA DA VITÓRIA 26-32

PROPRIETÁRIA: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Desde o ano passado que estão a cair deste prédio pombalino azulejos das fachadas e vidros das caixilharias dos vãos. No domingo de manhã, dia 5 de Dezembro, intensificaram-se os sinais de ruína do imóvel com a queda de azulejos e vidros. A CML recebeu um alerta de um munícipe que por sorte escapou à queda de um vidro de uma varanda do 2º andar - era meio dia na Baixa. Ontem, os Bombeiros e a Polícia Municipal, estiveram no local a remover azulejos em risco de destacamento da fachada assim como vidros partidos de várias janelas e varandas.

Este imóvel passou assim a ser mais um na nossa capital a ficar cercado por grades de segurança... O património arquitectónico de Lisboa está a desaparecer à frente dos nossos olhos: seja pelo abandono que condena à ruína, seja por demolição deliberada para construção nova.

E o que fazem os nossos governantes? Por exemplo, gastam 10 milhões de euros numa cimeira da NATO!

5 comentários:

Anónimo disse...

Todas as "figuras ilustres" que estiveram em Lisboa para a cimeira da NATO devem ter ficado com as melhores das impressões de Lisboa. No caminho entre os seus hotéis e os eventos relacionados com a cimeira, passaram por uma cidade com aspecto de abandonada e de terceiro mundo.
É uma bela imagem de uma cidade capital europeia, e em que apetece investir, sem dúvida!
E devem ter pensado "se a capital é assim, imagino o resto do país!"

Xico205 disse...

Os ilustres que vieram para a Cimeira da Nato não viram cidade nenhuma porque passaram sempre a alta velocidade e nem sequer pararam nos semaforos, e iam em carros com vidros escuros, e esteve sempre a chover torrencialmente.

Xico205 disse...

E comparar a degradação de Lisboa ao resto do país é estupido, porque quem conhece o resto do país sabe perfeitamente que Lisboa é o local mais degradado, seja a nivel humano ou de património.

Luís Alexandre disse...

Infelizmente tem razão Xico205. E não são só os senhores da Nato, qualquer lisboeta (ou não) que ande sem essa preocupação específica, não faz a mínima idéia das coisas que se passam na cidade.

Anónimo disse...

E a santa casa que tem tanto dinheiro para patrocinar corridas de automóveis e grandes campanhas publicitárias ao jogo etc e não cuida do seu património?