30/11/2010

Pista de gelo para patinagem no Rossio afinal é feita de plástico


In Público (30/11/2010)
Por Ana Henriques e Carlos Filipe

«Câmara de Lisboa contratou empresa de eventos para animação natalícia no centro da cidade. O seu único patrocinador, a Misericórdia, contribuiu com 70 mil euros

A pista de patinagem instalada no Rossio para animar a época natalícia é, afinal, de plástico, e não de gelo, ao contrário do que foi anunciado pela Câmara de Lisboa.

Uma nota de imprensa da autarquia anunciou que, até 9 de Janeiro, o Rossio vai beneficiar da animação de "uma pista de gelo e de um carrossel francês". No site da câmara também se fala num "ringue de patinagem no gelo". Só que o gelo em causa é, afinal, constituído por um derivado de plástico. "Trata-se de publicidade enganosa", observa o atleta de patinagem no gelo Manuel Magalhães.

"Está lá afixado que se trata de uma pista artificial", contrapõe o promotor que diz ter sido contratado pelo município para promover a animação de Natal no Rossio, Manuel Rocha, da empresa de eventos Premium Act Leading. "Ainda chegámos a falar com um fornecedor de pistas de gelo real. Mas nem havia patrocínios para isso, nem a câmara tinha dinheiro para a pagar". Segundo Manuel Rocha, o único patrocínio conseguido pela PA Leading limitou-se aos jogos da Santa Casa da Misericórdia, razão pela qual o programa inicialmente previsto ficou reduzido ao ringue de gelo artificial, a um carrossel e a um comboio articulado que transporta os automobilistas vindos dos parques de estacionamento em redor. A Misericórdia contribuiu com 70 mil euros para o evento, explica o porta-voz da instituição, Pedro Pinto. Questionado sobre se a Santa Casa sabia que a pista não era de facto de gelo, Pedro Pinto limita-se a responder: "Não patrocinámos pista nenhuma, mas todas as iniciativas de Natal da Baixa". A PA Leading não confirma estas afirmações.

"Chamar pista de gelo àquilo é enganar as pessoas. Não permite de forma nenhuma as mesmas sensações", diz também o responsável por uma empresa do sector, João Pedro Pinto Ribeiro, da Iber Ice. "Numa cidade que já teve pistas de gelo a sério, é defraudar as expectativas das pessoas". Como no ano passado, a empresa está uma vez mais a montar uma pista de gelo real em Óbidos para o Natal.

O promotor recorda como a população de Matosinhos se indignou em 2007 quando sucedeu algo de semelhante: uma iniciativa camarária chamada Põe-te a mexer no gelo era, na realidade, realizada numa pista de fibra. O vereador da CDU Honório Novo acusou a autarquia de estar a vender gato por lebre e apresentou uma queixa na associação de defesa do consumidor Deco.

O PÚBLICO tentou ontem obter esclarecimentos sobre os vários aspectos desta questão junto da porta-voz da Câmara de Lisboa, mas esta nunca respondeu aos contactos efectuados.»

...

Num país do faz-de-conta, uma pista de gelo do faz-de-conta. Qual é a novidade?

10 comentários:

Xico205 disse...

alem disso a pista é minuscula! Mais vale ir à do Dolce Vita Tejo que é maior e de gelo a serio.

M Isabel G disse...

Segundo li, aquilo é caríssimo!!

lmm disse...

Mas do que é que o deputado Honório Novo reclama?!?

Se a pista fosse feita de gelo verdadeiro, provavelmente viria dizer que era um desperdício de dinheiros públicos e que se podia perfeitamente ter optado por uma solução mais barata....

Luís Marques

Anónimo disse...

é carissimo? e a energia gasta no gelo é barata?

Só fazendo calculos é que se pode opinar

BRUXA disse...

porquê esta pista, de gelo ou nao? Isto nao faz parte da nossa cultura, na época natalicia!
Árvores iluminadas, e um bonito pinheiro no meio do Rossio, isso sim faz parte das tradicoes natalicias dos lisboetas

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Luís Marques o deputado Honório Novo reclama porque é isso que ele sabe fazer,se quê já é secundário :)

deonplayground disse...

Será que li bem?! Isto está a ficar pior a cada dia que passa...já faltou muito mais para clikar no botão 'unsubscribe'.
O perfil de quem escreve e lê este tipo de matérias é no mínimo alguém nos seus 80 anos, que passou grande parte da vida sozinho e sem rugas na cara, pois daquela boca nunca antes saiu um sorriso.

Filipe Melo Sousa disse...

A Misericórdia não tem nada que gastar dinheiro com estas porcarias. Querem reduzir o défice do estado? Passem as receitas do euromilhões directamente para receitas do Orçamento de Estado.

Anónimo disse...

Cruzes credo Melo Sousa receitas para o Estado? Mas você apanhou mesmo uma meningite? Veja lá porque se os seus amigos do clube neoliberal lêem isto, apreendem-lhe logo o cartão de sócio.