10/10/2010

Largo do Corpo Santo ou Largo do Carro Santo?

Largo do Corpo Santo? Parece mais um exemplo lisboeta de "Largo do Carro Santo"! Toda esta bela praça de génese pombalina está há demasiadas décadas transformada numa placa de circulação rodoviária. Tudo o mais é um parque de estacionamento feito em cima do joelho. Não há uma única árvore ou equipamentos (bancos de jardim?) para os cidadãos usufruirem do que é suposto ser um «espaço público histórico» segundo o PDM em vigor. Os passeios foram reduzidos à sua expressão mínima. E chegaram ao cúmulo de criar lugares de estacionamento mesmo em frente da entrada principal da igreja! Que outra capital da europa trata assim os seus espaços públicos de referência? E isto acontece a poucos metros da Praça do Município, sede do governo da cidade de Lisboa. É um cenário deprimente.

4 comentários:

Julio Amorim disse...

....e aquele prédio ali no lado direito faz parte do "obra a obra Lisboa melhora" ?

Anónimo disse...

Óh Johnny vem cá ver isto! O Cais Sodré é lindo!

Anónimo disse...

Depois de uma visita a Roma, parece-me que mais do que um problema português deveremos ter é um problema latino.

Ao ver estas imagens lembrei-me do espaço em volta de uma das mais emblemáticas e maravilhosas igrejas de Roma - Basilica de Santa Maria Maggiore - o qual está igualmente apinhado de automóveis, havendo inclusive numa das laterais uma maravilhosa praça de taxis.

Será que a sociedade latina, se “barbarizou” por contraponto com os chamados antigos bárbaros do Norte da Europa. Com efeito parece que os povos helénicos e latinos, antigas sociedades desenvolvidas e lideres no progresso da humanidade, trocaram de posição com aqueles a quem chamávamos “bárbaros”.

Anónimo disse...

E o peão que passar da Rua do Arsenal em direcção ao Cais-do-Sodré (ou vice-versa) nem uma passadeira tem nesse desleixo.