26/10/2010

Fim de ano com fogo-de-artifício em Lisboa vai custar à Câmara perto de 290 mil euros

In Público (27/10/2010)
Por Carlos Filipe

«A Câmara Municipal de Lisboa não vai privar os seus munícipes e visitantes de algumas das habituais festividades no final de ano, e para isso está disposta a gastar perto de 290 mil euros, segundo consta dos anúncios de concursos públicos já publicados no Diário da República.

Segundo a assessoria de imprensa da autarquia contactada pelo PÚBLICO, não está ainda definido o modelo do programa, mas apenas o lançamento dos concursos públicos. Estes estabelecem dois projectos, um de concepção, produção e realização da festa de fim de ano, tendo sido para isso estabelecido 190 mil euros de valor base de adjudicação, enquanto que um segundo concurso público define um montante base de 100 mil euros para a produção e realização de um espectáculo piromusical na celebração de entrada em 2011.

No total, a autarquia prepara-se para desembolsar mais de um milhão de euros com a organização das festividades, sendo que a maior parte - cerca de 846 mil euros - caberá às iluminações de Natal, que no ano anterior custaram um milhão de euros.

A festa de passagem de ano 2009/10 teve como epicentro os jardins ribeirinhos junto à Torre de Belém, com um concerto de entrada gratuita. Ali actuaram os GNR e uma banda britânica de tributo, os Get Back Beatles, após o que se seguiu um espectáculo de fogo-de-artifício. Segundo revela a plataforma electrónica pública de contratação, foram pelo menos gastos perto de 173 mil euros na realização daquele programa de animação.»

...

Em matéria de festas de Natal e fim de ano, luzes e fogo-de-artifício, há que puxar pela auto-estima e, ao menos por uns dias, esquecer as agruras da vida. Suspender ou cortar a direito nas verbas que são necessárias para manter a tradição, parece-me que seria mau.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que sim e cá por mim gastava-se pelo menos 580 mil euros.

Só no fogo de artifício, coisa para estar morta e enterrada às 00:15 do novo ano, eu não perdoava uns 200 mil euros.

Iryna disse...

entao este ano ja tirarao tanta coisa agora so falta que tirem toda animaçao na entrada para o ano novo. Acho uma vergonha em capital nao ter fogo-de-artificio como deve cer.E capital!Gente precisa sentir-se na noite da passagem do ano feliz,cheio de animaçao e boa energia da nossa cidade linda