24/09/2010

Telemóvel e cartão substituem bilhetes de transportes

Os utilizadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa poderão, dentro de pouco tempo, utilizar o telemóvel ou um cartão multibanco em vez do tradicional bilhete, para terem acesso ao respectivo meio de transporte e realizarem as suas viagens.

As tecnologias que permitirão esta inovação, ontem apresentadas na feira Portugal Tecnológico – que decorre até domingo na FIL, em Lisboa –, pretendem “revolucionar por completo o modelo tradicional de venda de títulos de transporte”, permitindo entrar nos transportes públicos ao encostar o telemóvel ou um cartão de crédito ou débito ao validador ou porta de acesso, como actualmente já acontece com os cartões Lisboa Viva e VivaViagem.

O desenvolvimento da aplicação destinada ao telemóvel envolve os operadores de transportes, através da OTLIS ? Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, os três operadores Optimus, TMN e Vodafone e a Oberthur Technologies, empresa fornecedora de cartões Lisboa Viva e de cartões para telemóveis.
A tecnologia já foi testada num grupo de utentes pré-selecionados do Metropolitano de Lisboa, que ainda este ano a deverá disponibilizar ao público em geral.

Em 2011 será a vez de outros operadores, como a Carris e a CP, se associarem.

Na prática, em vez de carregarem os cartões Lisboa Viva e VivaViagem, os utilizadores que tenham um telemóvel com a tecnologia Near Field Communication (NFC) podem “guardar” os títulos de transporte no cartão SIM, que serão carregados nos postos de venda.

Numa fase posterior, prevê-se que o utilizador nem sequer tenha de se deslocar às bilheteiras, porque será possível carregar o telemóvel através da Internet Móvel disponível em áreas específicas.

Mesmo que com a bateria descarregada, o telemóvel abrirá as portas do metro, ou dará luz verde ao utente dos autocarros e dos comboios.

Já no caso dos cartões bancários, válido sobretudo para passageiros ocasionais, não é necessário carregamento prévio. O passageiro terá apenas de validar o cartão para aceder ao transporte. O valor da viagem será debitado posteriormente na sua conta.

In JN

Sem comentários: