20/09/2010

Semana Europeia da Mobilidade: Escola das Olaias

Semana Europeia da Mobilidade? Junto à Escola das Olaias não há celebrações oficiais da Semana Europeia da Mobilidade! A maior parte das denúncias de atentados à mobilidade pedonal que aparecem neste blog dizem respeito a zonas nobres e centrais da cidade. Mas muitas vezes os piores atentados acontecem nos bairros e arruamentos mais esquecidos de Lisboa como este exemplo enviado por uma munícipe. Estão assim todos os dias as passadeiras na Rua Dr. Faria de Vasconcelos e Rua Prof. Mira Fernandes junto da Escola das Olaias. Os pilaretes já foram pedidos por diversas vezes, mas parece que para alguns autarcas providenciar estacionamento gratuito em cima de passeios e passadeiras para alguns moradores é muito mais importante que garantir canais pedonais. Sem comentários.

12 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

o que propõem aos pais? que não vão buscar os filhos à escola? não haverá problemas de estacionamento nem nada?

Anónimo disse...

Pois é Filipe,

nem lhe passou pela cabeça que os pais deveriam organizar-se e escolher, talvez por turnos, quem iria buscar o maior número de crianças. Poupava-se em gasolina e não haveria tanta rebaldaria à porta das escolas como normalmente há, e em todas. Ou caminhavam até casa quando fosse possível (e muitas vezes é-o) mas como bons portugueses o carro tem de ir até à porta. O que parece não perceber é que esta quantidade de trânsito à porta das escolas é extremamente perigoso para as crianças e quando as passadeiras estão tomadas por carros é fácil imaginar o que poderá acontecer!

Anónimo disse...

coitadinhos dos restantes pais na Europa que não podem levar nem buscar os filhinhos à escola

JC disse...

Para quando a tão prometida (e que já existe na província) rede de transporte escolar da capital?

Xico disse...

eu levo os meus filhos à escola a pé. leva 10 minutos. se eu posso andar 10 minutos não sei porque quem vem de carro não pode estacionar mais longe e andar 3 ou mesmo 5 minutos....

parar, para não falar de estacionar, à porta da escola com o carro para deixar os filhos não é um direito humano...

Luís Alexandre disse...

Eu tenho filhos, tenho carro e eles também andam na escola.
Não há desculpa possível para estas situações.
É como disse, e bem, o Xico. Estacionar em qualquer lado não é um direito.

Filipe Melo Sousa disse...

Ora lá está. Tinham de propor uma cooperativazinha saloia. O schoolbus powered by parents.

Anónimo disse...

Esta cooperativazinha saloia funciona lindamente noutras cidades, mormente nos países nórdicos. E como eles lá não têm a nossa querida região saloia não sei como poderá ser, então, saloia.
No entanto a mim parece-me buçal, ou matarroano, o circo em frente às escolas. É que segundo a definição figurada de saloio, e a de matarroano e buçal, o não cumprimento e entendimento de regras de comportamento social perfaz mais os estilos acima mencionados. Assim, em consequência, será saloio, matarroano e buçal quem tem os comportamentos que tanto vem aqui defender.

Anónimo disse...

Já o Filipe nunca propõe nada, para não cansar o neurónio

Filipe Melo Sousa disse...

Tanto não funciona, que o resultado está na foto. Já aborrece ver por aqui culparem os munícipes pela irresponsabilidade dos autarcas.

Xico205 disse...

Digamos que o urbanismo das Olaias é totalmente suburbano. Volumetrias muito elevadas, ausencia de garagens, ruas estreitas, etc...

Muitos desses carros devem ser dos professores da escola.

Anónimo disse...

Estes dois aí em cima são uns brincalhões! É só a rir!