27/09/2010

Protesto no Dia Munidal do Turismo/Esplanadas de Lisboa

Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Dr. António Costa


No Dia Mundial do Turismo vimos chamar atenção para a desqualificação que ainda caracteriza grande parte das esplanadas de cafés e restaurantes de Lisboa, nomeadamente nos bairros históricos.

As esplanadas são equipamentos de grande importância para o Turismo de qualquer cidade. Podemos avaliar a qualidade da sua oferta turística através do cuidado que os munícipes, e a sua Câmara, põem na implantação e mobiliário das esplanadas.

Infelizmente, e apesar dos regulamentos existentes, são ainda demasiado frequentes as esplanadas sem qualidade e muitas as irregularidades.

Registamos também uma preocupante proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja. Nenhuma zona histórica ou monumento classificado da capital parecem estar a salvo do aproveitamento abusivo da publicidade e do marketing.

Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados.

Enviamos em anexo uma amostra recolhida em diferentes zonas históricas de Lisboa. O que observamos não é cenário digno de nenhuma cidade civilizada.

O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa.

Assim, solicitamos que, e em colaboração com a Associação Turismo de Lisboa, se estudem soluções para resolver este problema que afecta cada vez mais a nossa cidade.

Ao executivo da CML compete encontrar um melhor regulamento, assim como uma eficaz fiscalização de modo a garantir que Lisboa ofereça aos portugueses, e a quem nos visita, esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com os que observamos noutras cidades da Europa.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva e Fernando Jorge



CC: Vereador José Sá Fernandes; AML; Vereadores da Oposição; Associação Turismo Lisboa; Media

ANEXO: Levantamento fotográfico de esplanadas em Bairros Históricos de Lisboa (Alfama, Baixa e Chiado) e bons exemplos de esplanadas na Grécia (Atenas e Nafplion), Munique e Nova Iorque.

15 comentários:

Xico205 disse...

Esplanadas com qualidade têm que ser caras?!!! O quê que interessa se as esplanadas são da Ice Tea ou da trinaranjus, desde que dêm para sentar e comer.

As pessoas querem é esplanadas que tenham preços acessiveis ao salario medio nacional.

O que é que interessa se o gato é branco ou preto...desde que cace os ratos.

Xico403 disse...

uma solução é a CML cobrar uma taxa publicitária extraordinária sobre tais esplanadas de modo que não compense a quem explore....

Anónimo disse...

"Esplanadas com qualidade têm que ser caras?!!! O quê que interessa se as esplanadas são da Ice Tea ou da trinaranjus, desde que dêm para sentar e comer."

Para isso terá a xafarica ou a tasqueirice lá do prédio onde vive, porque os turistas que nos visitam e todos os que têm bom gosto, têm direito a estar numa esplanada civilizada e a pagar por isso.

Anónimo disse...

...E por acaso o predio onde vivo é num bairro historico.

Anónimo disse...

«rato»: exactamente, estas nojentas e feias esplanadas de que a carta fala são mais próprias para ratos & ratazanas do que para seres humanos!

M Isabel G disse...

Somos mesmo um país abarracado eh eh eh eh!

Anónimo disse...

ja tinha denunciado este (e outros) problemas á CML em 2008. enfim, como a carta descreve e bem este tipo de esplanada nao sao sinonimo de turismo de qualidade e sao uma autenticas marcas de poluicao visual! mais regulamento pelas autoridades competetentes ssf...e já!

Anónimo disse...

Esplanadas????

Realmente há mesmo quem não tenha nada que fazer...

E que tal falar dos prédios que estão a cair de podre?

Xico205 disse...

...queixa-te à ASAE.

M Isabel G disse...

Se há assunto de que se fale aqui é o dos prédios a cair de podre:)

Mas o que nos vale é a cerveja ser barata!
Isto é um país abarracado, mesmo:) E gostam!!

Paulo Nunes disse...

Nem só os turistas apreciam esplanadas decentes.

Apesar do mau gosto não ser um exclusivo nacional, pelo que tenho visto julgo que não estarei a ser injusto se afirmar que os nossos cafés, snacks e restaurantes estão ao nível do pior que se faz por esse mundo fora... acho que só encontrei equivalente na Turquia e olhem que já passei pela India 2 vezes ;->

Luz branca, Inox, Espelhos, Cadeiras e mesas farçolas são as nossas bandeiras!

Xico205 disse...

Para mim não há melhor sitio pa jantar que numa boa tasca e/ou cervejaria portuguesa e poder gritar e dizer todos os palavrões que ninguem é cagão pa se importar e discutir a bola com as pessoas da mesa do lado e com os empregados.

Ouvir as moscas ficarem electrocutadas nas luzes roxas e a ver as sapateiras no aquario,e a dar conversa ao empregado que no fim oferece os whiskis cheios ate bastante acima da linha do balão.

Secalhar nos outros paises ha desta categoria queres ver? Aqui é que se tá bem.Adoro Portugal, nunca hei de ir morar pa outro país. Em lado nenhum se come melhor que em Portugal e se paga tão pouco. Quer dizer no Brasil sim, mas lá está, influencia portuguesa. SOMOS os MÁIORES.

Anónimo disse...

Este Xico205 disse agora tudo! Só não entendo é que haja ainda quem perca tempo a dar-lhe conversa!

Anónimo disse...

Xico 205, pára por favor que já me doi os musclos da cara de tanto rir com os teus "comentarios", "visão" e "amor" de Portugal!

Anónimo disse...

podemos queixar-nos à ASAE do xico 205?
ou á polícia?
ou a alguém?
não? então não seria de o interditar?
gente que se aproveita da abertura do proprietário do blog para disparar asneiras e provocações não me parece legitimo. nada tem a ver com democracia, porque esta é a diverdidade, e o xixo e homónimos vêm aqui só para provocar em nada contribuindo para o debate plural